Político propagou fake news sobre uso de cocaína por Guilherme Boulos e não foi punido
O coach de extrema direita e ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal anunciou que será candidato à presidência da República em 2026, mantendo-se no PRTB, partido que, segundo ele, passará a se chamar “Brasileiro”, destaca o jornal O Globo. A confirmação de sua candidatura ocorre após meses de negociações com diversas legendas, incluindo o União Brasil, mas Marçal decidiu permanecer em sua atual sigla.
Em nota, Marçal destacou que o empreendedorismo será a chave para libertar o povo brasileiro e fomentar o desenvolvimento econômico do país. “Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou.
Apesar da aposta na candidatura presidencial, o empresário enfrenta investigações tanto no âmbito da Polícia Federal quanto da Justiça Eleitoral. Marçal é acusado de divulgar um laudo falso, no qual alegava que seu concorrente na eleição municipal de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), havia procurado uma unidade de saúde por uso de cocaína. A falsidade do documento foi rapidamente comprovada.
O caso está sendo analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e pode resultar em uma condenação por crimes eleitorais, como injúria, difamação e falsidade com fins eleitorais. Se condenado, Marçal pode enfrentar inelegibilidade por oito anos e até prisão.
Ainda segundo a reportagem, o PRTB, que se prepara para lançar candidatos ao Senado e governos estaduais, também não descarta parcerias estratégicas nas eleições de 2026. Embora não tenha detalhes sobre a colaboração, uma possível aliança com o cantor Gusttavo Lima está sendo discutida. Lima, que anunciou sua própria candidatura à presidência, recebeu um telefonema de Marçal para discutir apoio em sua empreitada política.
Esta será a segunda tentativa de Marçal ao cargo de presidente, após uma experiência frustrada nas eleições de 2022, quando sua candidatura pelo PROS foi barrada pela Justiça Eleitoral. No mesmo ano, ele se candidatou a deputado federal, mas não chegou a tomar posse, devido a decisões desfavoráveis da Justiça Eleitoral.
Em 2024, Marçal disputou a eleição municipal de São Paulo, onde obteve 1,7 milhão de votos, ficando em terceiro lugar na eleição mais acirrada da história da capital paulista.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Gilmar diz que 8/1 foi motivado por “discurso de ódio” e “fanatismo”
Sem citar nomes, o ministro do STF afirmou que o governo anterior “radicalizou o debate mediante a criminalização da oposição” Gilmar Mendes: “Os fatos que ali se sucederam refletiam a reverberação de uma ideologia rasteira, que inspirou a tentativa de golpe de Estado” – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal…
“Uma declaração de guerra à democracia”, diz Gleisi sobre Meta encerrar checagem de fatos
Presidenta do PT classificou como “gravíssima” a notícia de que a Meta (empresa controladora das redes sociais Facebook e Instagram) decidiu encerrar a checagem de fatos e substituí-la pelo modelo de notas da comunidade Gleisi: “Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais” A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi…
8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida
Nesta quarta-feira (8), o presidente Lula participa de cerimônias em defesa do Estado Democrático de Direito e em repúdio ao golpismo, incluindo o Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes Os ataques do 8 de janeiro foram planejados por Bolsonaro e seu grupo golpista para provocar uma intervenção militar no país Há exatos dois…