youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, destacou o simbolismo do relógio e disse que o processo de restauração durou mais de mil horas de trabalho


O relógio histórico fabricado por Balthazar Martinot e André Boulle no século XVII voltou ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8/01). O objeto foi vandalizado quando a sede do Executivo foi invadida em 8 de janeiro de 2023.

embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, destacou o simbolismo do relógio e disse que o processo de restauração durou mais de mil horas de trabalho. O representante diplomático também frisou que a Suíça está orgulhosa de ter contribuído com o esforço do Brasil de restaurar o patrimônio histórico e artístico.

“São tempos desafiadores e complexos. É fundamental valorizar e cuidar das nossas relações, da nossa amizade, dos direitos humanos e das democracias, que são delicadas e ao mesmo tempo resilientes como esse relógio que volta hoje ao coração do Brasil”, disse Pietro, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta.

O relógio é uma das obras mais antigas que compõem o acervo da Presidência da República e foi restaurado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Embaixada da Suíça. A tradicional empresa familiar suíça de relojoaria Audemars Piguet, criada em 1.875, ofereceu-se para o restauro, arcou com custos técnicos (mão de obra e materiais), assim como transporte e seguro. Portanto, não houve gastos públicos.

O relógio foi trazido ao Brasil em 1808 por Dom João VI. Das várias peças produzidas, apenas dois exemplares resistiram ao tempo. O outro está guardado no Palácio de Versalhes, em Paris. A peça é feita de casco de tartaruga e com um bronze que não é fabricado há dezenas de anos.

A destruição da peça foi flagrada em vídeo, no interior do Palácio do Planalto, durante as manifestações golpistas. O responsável pelo ato de vandalismo foi identificado: trata-se de Antônio Cláudio Alves Ferreira, que posteriormente foi preso em Minas Gerais.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1

    Erika Hilton buscará apoio de Lula para PEC que propõe fim da escala 6×1

    “Com toda a certeza vou procurar o Palácio do Planalto novamente”, disse a deputada A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) disse, em entrevista à CNN Brasil, que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a proposta de emenda à Constituição que propõe o fim da escala de trabalho 6×1. A parlamentar…


  • STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares

    STF julga nesta sexta decisão de Flávio Dino sobre liberação de emendas parlamentares

    Ministros avaliarão a validade da decisão que permitiu retomada parcial dos repasses, desde que cumpridas regras de transparência O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para esta sexta-feira (28) o julgamento que determinará a validade da decisão do ministro Flávio Dino, que homologou o plano de trabalho apresentado pelo Congresso Nacional para aumentar a transparência na…


  • Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento

    Pimenta lamenta a imbecilização da direita e a decadência do parlamento

    Parlamentar atribui o fenômeno à liderança de um personagem desqualificado como Bolsonaro Em discurso contundente na Câmara dos Deputados, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom, manifestou sua perplexidade com o atual estado do Parlamento brasileiro, criticando a oposição representada pela extrema direita e revisitando o passado político e militar de Jair Bolsonaro. A…


Os comentários estão desativados.