Ministério da Saúde anuncia incorporação do Programa Nacional de Redução de Filas ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), com foco na ampliaçao do atendimento, das consultas, exames e cirurgias; estados e municípios são convocados a aderir

Expectativa do governo Lula é reduzir filas, melhorar o atendimento e proporcionar acesso rápido e qualificado a serviços especializados

O governo Lula, por meio do Ministério da Saúde (MS), anunciou a incorporação do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). A medida, instituída pela Portaria GM/MS nº 5.820, publicada em 4 de dezembro de 2024, amplia o atendimento à população e otimiza o fluxo de cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre fevereiro e outubro de 2024, o PNRF foi responsável por mais de 1 milhão de cirurgias eletivas realizadas em todo o Brasil, registrando um aumento de 22% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Agora, a proposta foi aprimorada e integrada ao PMAE, consolidando um modelo que alia consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de forma organizada e eficiente.

A partir de 2025, o componente de cirurgias do PMAE começará a ser implementado, exigindo adesão dos estados e municípios.
Para isso, os gestores deverão enviar programações detalhadas das cirurgias planejadas, incluindo dados sobre demanda, previsões de execução e responsáveis pela operação.

Essas informações precisarão ser aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de cada estado e submetidas ao Ministério da Saúde.

Impactos positivos

O diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (Daet) do ministério, Aristides Oliveira, destacou o impacto positivo da integração do PNRF ao PMAE.

Segundo ele, o novo formato responde à crescente necessidade de consultas e exames, reduzindo o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos.

“Precisamos que o PNRF, agora componente de cirurgia do PMAE, responda a esse aumento de demanda. É uma ação necessária. A gente também espera que com a portaria publicada, a gente consiga dar ênfase e ampliar a realização de cirurgias eletivas consideradas prioritárias”, afirmou Oliveira.

Recursos e monitoramento permanente

O financiamento para o programa será distribuído de forma proporcional à população de cada estado, com base nos dados do IBGE.

Além disso, a execução orçamentária será monitorada a cada quatro meses, permitindo ajustes e estratégias complementares, caso necessário, para garantir o cumprimento das metas estabelecidas.

Leia mais: Com Lula, programa vai reduzir filas por consultas, exames e cirurgias eletivas no SUS

A expectativa do governo Lula é reduzir filas, melhorar o atendimento e proporcionar acesso rápido e qualificado a serviços especializados.

Apoio social

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), Eliane Cruz, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância do engajamento social no processo.

“Muito importante o Programa Mais Acesso a Especialistas. Ampliar recursos, contar com o Telessaúde e organizar os serviços em articulação com estados e municípios é essencial. Porque a realização de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas tem sido uma forte demanda da população e que precisa ser atendida de forma contundente. Parabéns pelo programa, e é essencial que conte com apoio da sociedade com participação e controle social por meio dos Conselhos de Saúde.”

Cruz também destacou a relevância do Telessaúde, ferramenta que será incorporada ao PMAE para oferecer suporte e agilizar atendimentos em locais de difícil acesso.

Avanços para a saúde pública

O Mais Acesso a Especialistas (PMAE) representa uma nova fase para a política de saúde pública no Brasil. Sua integração com o componente cirúrgico visa não apenas reduzir filas, mas também fortalecer a capacidade do SUS de oferecer atendimento especializado, garantindo o cuidado contínuo e articulado entre os diferentes níveis de atenção à saúde.

Com planejamento e monitoramento rigoroso, o programa aposta em parcerias estratégicas com estados e municípios, promovendo um modelo de saúde pública mais eficiente e próximo da população.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…


  • Com Lula, Bolsa Família atinge 20,48 milhões de lares em abril

    Com Lula, Bolsa Família atinge 20,48 milhões de lares em abril

    Com investimento de R$ 13,7 bilhões, o maior programa de transferência de renda do país segue priorizando mulheres, crianças e populações vulneráveis em todos os municípiosPrograma beneficia 53,8 milhões de pessoas em todos os municípios do país Instituído em 2003 pelo presidente Lula, o programa Bolsa Família voltou a atingir números recordes em abril de…


  • DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado

    DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado

    Lei é válida na Capital desde 2023 e prevê a destinação de valores arrecadados para programas sociais Diante do aumento de casos de feminicídio no Distrito Federal nos últimos anos, o governo e parlamento local têm procurado estratégias para coibir a violência contra mulher. Desde 2023, uma lei distrital prevê punições financeiras aos agressores de mulheres. A norma, de…


Os comentários estão desativados.