Marcada pelos ataques às sedes dos Três Poderes por extremistas, data foi citada pelos titulares da Esplanada dos Ministérios como um símbolo de resistência

Os ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva utilizaram suas redes socias nesta quarta-feira, 8 de janeiro, para comentar a data, que marca dois anos desde os atos antidemocráticos de 2022.
Camilo Santana, chefe da pasta da Educação, pontuou no X (antigo Twitter) que “todo dia é dia de defender a democracia”. “Neste 8 de janeiro, o Brasil abraça mais uma vez a democracia e o respeito às instituições da nossa República. Todo dia é dia de defender a democracia. Viva o Brasil.”
O ministro do Esporte, André Fufuca, por sua vez, afirmou na rede social que a “democracia é inegociável”.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também comentou a data no X: “Há dois anos, o Brasil enfrentava um dos ataques mais graves à sua democracia. Esse foi um ataque claro às instituições e uma tentativa falha de destruir o sistema democrático brasileiro. Hoje, seguimos firmes na luta por memória, justiça e pela punição de todos os responsáveis por esse atentado contra o nosso país. Todo dia é dia de defender a democracia. Viva o Brasil e o respeito às nossas instituições!”
Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, também publicou uma mensagem em alusão à data. No post, destaca que é necessário “estar vigilante em todo tempo para que a democracia seja preservada”.
Em post parecido, o chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, frisou que, “neste 8 de janeiro, o Brasil abraça mais uma vez a democracia e o respeito às instituições da nossa República”.
Waldez Goes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, também relembrou os momentos de terror vividos dois anos atrás. “Assistimos ao ataque mais violento à nossa democracia desde a redemocratização. Mas também vimos a força do povo brasileiro ao rejeitar o ódio e reafirmar seu compromisso com a paz e o respeito às instituições. Que este episódio nos sirva de alerta: nossa democracia é jovem, mas ela é forte porque é defendida por cada um de nós. Seguimos firmes sob a liderança do presidente Lula, por um Brasil mais justo e com menos desigualdades!”.
Por fim, Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, publicou um vídeo no X em que resgata “três grandes episódios que ficaram marcados pela minha defesa ao Estado Democrático de Direito, e que permanecem extremamente atuais, para reforçar esse dia histórico para a defesa da democracia brasileira.”
Na manhã desta quarta-feira aconteceu a entrega de 21 obras de arte restauradas ao Palácio do Planalto, ato que faz parte de uma série de eventos realizada hoje pelo governo federal em memória dos dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Pé-de-Meia: governo paga 1ª parcela de 2025 a partir desta 2ª; entenda
O Incentivo Matrícula é destinado a todos os estudantes do ensino médio público que efetivaram sua matrícula para o ano letivo de 2025 Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025 recebem, a partir desta segunda-feira (31/3), a primeira parcela do Incentivo Matrícula no valor de R$ 200. A parcela única anual…
Celina, Michelle e Ibaneis aparecem na frente para 2026, diz pesquisa
Em pesquisa estimulada do instituto Paraná Pesquisa, os três nomes somam a maior parte das intenções de voto na disputa das eleições de 2026 A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto para o cargo de titular do Governo do Distrito Federal (GDF), enquanto Michelle Bolsonaro (PL) e Ibaneis Rocha…
‘Militância erra ao criticar evangélicos na política’, diz José Dirceu
O ex-ministro criticou as ‘facções evangélicas conservadoras’, mas afirmou que a sua participação na política não deve ser questionada 247 – O ex-ministro José Dirceu (PT) criticou, neste sábado (29), a postura de militantes do PT diante da entrada de lideranças evangélicas na política, informa o jornal O Globo. Durante plenária do partido em Brasília, Dirceu disse que…