youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Decano do STF elogia a “atitude extremamente cuidadosa” de Lula pós-8 de janeiro de 2023 e diz que a conduta institucional do governo é “exemplar”

Gilmar Mendes
Gilmar Mendes (Foto: Antonio Augusto/SCO/STF)

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu entrevista a Guilherme Amado, do PlatôBR, e fez uma análise sobre o atual cenário político do Brasil. Com mais de duas décadas de presença influente na República, o magistrado afirmou que os dois primeiros anos do terceiro governo Lula (PT) foram fundamentais para ‘restabelecer a civilidade no país’. Após o tumultuado governo de Jair Bolsonaro (PL), Gilmar Mendes vê o atual momento como uma era de normalização das relações entre os Poderes, um retorno à estabilidade institucional que, para ele, é essencial para o fortalecimento do Estado democrático.

Gilmar Mendes não poupou elogios ao presidente Lula, destacando a postura institucional do petista como “exemplar” e sugerindo que a candidatura à reeleição do atual presidente é uma possibilidade concreta. Segundo Mendes, Lula goza de boa saúde e tem mostrado competência em retomar o prestígio internacional do Brasil. “Dá para ver que o Brasil voltou ao cenário internacional com grande prestígio, graças também a essa normalização institucional”, afirmou o ministro, reafirmando a importância da política externa do governo.

A entrevista também abordou outros pontos sensíveis do cenário político, como o futuro de Bolsonaro. Embora Mendes tenha se mostrado discreto sobre o destino de Bolsonaro, ele rebateu críticas direcionadas ao STF, defendendo a atuação da Corte durante momentos de crise. O ministro também destacou a “atitude extremamente cuidadosa” de Lula na gestão do pós-8 de janeiro de 2023, data mercada pela tentativa de golpe bolsonarista. 

A relação do atual governo com o Congresso também foi mencionada. Para Gilmar Mendes, mesmo diante de uma relação muitas vezes dificultada pela construção de maiorias, o governo tem mantido um diálogo civilizado com o Legislativo.

Ao mesmo tempo, o ministro fez uma reflexão sobre um ponto em que o governo tem deixado a desejar. Para ele, é fundamental que o Brasil desenvolva mecanismos mais eficazes para evitar que militares se envolvam na política e para despolitizar as forças policiais. “Essas são questões que eu acho que o governo deve responder”, afirmou, cobrando mais ações concretas nessa área.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…


  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


Os comentários estão desativados.