O governo do presidente Lula (PT) avalia que a vitória de Donald Trump na eleição americana e seu retorno à Casa Branca vão dar novo fôlego à direita brasileira, que buscará fortalecer pautas próprias, conforme informações do Blog da Julia Duailibi, do G1.
Fontes ligadas ao governo consideram que, entre os temas que ganharão destaque, está a anistia aos condenados pelo atentado de 8 de janeiro de 2023, realizado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Para o governo, o Brasil precisará dar uma resposta institucional a esse tipo de tentativa, mostrando que os Três Poderes não compactuam com ataques à democracia. “O Brasil pode mostrar que sabe lidar com seu compromisso democrático melhor que lá [EUA],” declarou um interlocutor de Lula.
Membros do governo petista acreditam que a direita brasileira deve tentar tumultuar a relação de Lula com Trump, mas consideram que essa reação “faz parte do jogo.”
Os governistas também esperam que a formação do “Trump 2” indique se o americano adotará a postura radical que prometeu em parte de sua campanha. Contudo, não preveem grande impacto na relação institucional entre os dois países.
Além disso, a principal preocupação de Lula e seus aliados será com o controle da inflação e do dólar, através de um rigoroso corte de gastos. Ao mesmo tempo, buscarão evitar que essa austeridade seja prejudicial para Lula em 2026.
Cumprir esses dois objetivos é comparado por uma fonte a “equilibrar dois pratinhos com as mãos,” afirmando que é praticamente “impossível não desagradar alguém” no processo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
A área é ocupada pela Vila Cultural Cobra Coral, que afirma que já ocupava o local antes da criação do Parque Ecológico da Asa Sul A atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) garantiu a suspensão das operações de remoção de edificações na área do Parque Ecológico da Asa Sul. A decisão foi proferida pelo Tribunal…
Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
O vice-presidente também afastou a possibilidade de substituir Múcio no Ministério da Defesa O vice-presidente, Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira (9/1) que não deve ocorrer uma reforma ministerial no governo, somente algumas “mudanças pontuais”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira modificação do ano, ao mudar a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência…
Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
Ministro da Fazenda não exemplificou quais seriam as medidas que devem ser vetadas pelo presidente, que deve decidir sobre o assunto somente na próxima segunda-feira (13/1) O Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a próxima…