O governo do presidente Lula (PT) avalia que a vitória de Donald Trump na eleição americana e seu retorno à Casa Branca vão dar novo fôlego à direita brasileira, que buscará fortalecer pautas próprias, conforme informações do Blog da Julia Duailibi, do G1.
Fontes ligadas ao governo consideram que, entre os temas que ganharão destaque, está a anistia aos condenados pelo atentado de 8 de janeiro de 2023, realizado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Para o governo, o Brasil precisará dar uma resposta institucional a esse tipo de tentativa, mostrando que os Três Poderes não compactuam com ataques à democracia. “O Brasil pode mostrar que sabe lidar com seu compromisso democrático melhor que lá [EUA],” declarou um interlocutor de Lula.
Membros do governo petista acreditam que a direita brasileira deve tentar tumultuar a relação de Lula com Trump, mas consideram que essa reação “faz parte do jogo.”
Os governistas também esperam que a formação do “Trump 2” indique se o americano adotará a postura radical que prometeu em parte de sua campanha. Contudo, não preveem grande impacto na relação institucional entre os dois países.
Além disso, a principal preocupação de Lula e seus aliados será com o controle da inflação e do dólar, através de um rigoroso corte de gastos. Ao mesmo tempo, buscarão evitar que essa austeridade seja prejudicial para Lula em 2026.
Cumprir esses dois objetivos é comparado por uma fonte a “equilibrar dois pratinhos com as mãos,” afirmando que é praticamente “impossível não desagradar alguém” no processo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Trama golpista: padres citados pela PF fazem parte de rede de atuação ultraconservadora
O relatório da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas, menciona quatro clérigos católicos, destacando um histórico de atuação ultraconservadora na Igreja. Com informações do Estadão. Entre os citados estão o indiciado padre José Eduardo de Oliveira e Silva (Osasco) e…
VÍDEO: PM pega homem no colo e atira do alto de ponte na Zona Sul de SP
Na madrugada desta segunda-feira passada(2), na Zona Sul de São Paulo, um policial militar foi flagrado arremessando um homem de uma ponte. O momento foi registrado em vídeo. Nas imagens, um policial aparece levantando uma moto caída no chão. Outros três agentes se aproximam em seguida. O primeiro policial coloca a moto próxima à ponte,…
Fepal quer anular questão de concurso por apologia ao genocídio contra palestinos
A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) enviou um ofício à secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Nunes Estrela, pedindo o cancelamento da questão 23 do edital do Processo Seletivo Público nº 008/2024. Segundo a Fepal, o enunciado da questão, aplicada no último domingo (1º), configura “defesa do genocídio palestino”. O documento, datado…