youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad: ele reforçou que será necessário uma Emenda à Constituição. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza, nesta quinta-feira (7), uma reunião com ministros do governo para finalizar o pacote de corte de gastos, que vem sendo elaborado pelo Executivo há algumas semanas, conforme informações do Globo.

Na noite da última quarta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou que essas medidas também poderão ser apresentadas aos líderes do Congresso na sexta-feira. A reunião está programada para começar às 9h30.

“Tem dois detalhes de todas as medidas para a gente fechar com o presidente amanhã (quinta-feira) e aí ele vai decidir o procedimento em relação ao Congresso, se ele vai querer que eu e Rui (Costa, da Casa Civil) tenhamos que antecipar aos presidentes pelo menos o formato das medidas”, afirmou Haddad.

Além de Lula e Haddad, a reunião contará com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Em reunião, Haddad e Tebet debatem corte de gastos e supersalários | Metrópoles
O ministro Fernando Haddad ao lado das ministras Simone Tebet e Esther Dweck: petista diz que são questões “simples” que compõe o quadro de ações que serão feitas pelo Executivo

Haddad mencionou que as pendências são “simples” e fazem parte do conjunto de ações definidas pelo Executivo, que já conta com a aprovação dos outros ministros envolvidos.

Na terça-feira, houve uma série de reuniões entre ministros para ajustar o pacote de cortes de gastos preparado pela Fazenda. Apesar das resistências de áreas que podem ser impactadas por cortes estruturais, o governo estuda mudanças em políticas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a realização de um novo pente-fino no Bolsa Família.

Segundo Haddad, as propostas exigirão uma Emenda à Constituição e um projeto de lei adicional. “O que estamos levando ao presidente é consistente com a nossa tese de fortalecer o arcabouço fiscal”, afirmou o ministro.

Ele ressaltou ainda que todas as decisões foram baseadas não apenas no impacto fiscal, mas também nas repercussões políticas e na possibilidade de aprovação pelo Congresso. “Resolvidos os detalhes, a questão é como o presidente vai optar por dialogar com as duas Casas. Mas acredito que até o final da manhã de amanhã teremos essas questões definidas’, concluiu Haddad.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF

    “A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares,  juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…


  • Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

    Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…


  • Governo do Rio negocia apoio dos EUA para combate a facção do tráfico

    Governo do Rio negocia apoio dos EUA para combate a facção do tráfico

    Um dos órgãos já envolvidos na negociação é o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA Um dos órgãos americanos já envolvidos na negociação seria o Serviço de Segurança Diplomática, subordinado ao Departamento de Estado dos EUA A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro está negociando um acordo com…


Os comentários estão desativados.