youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Base aliada pode apresentar emendas ao relatório de Danilo Forte

Congresso NacionalCongresso Nacional (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira, 7, o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estabelece uma meta de déficit zero nas contas públicas em 2024. O deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) é o autor do parecer que pode representar um grande desafio para as finanças públicas.

Diante dessa perspectiva, a base aliada pode apresentar emendas ao relatório de Danilo Forte. Paralelamente, o Palácio do Planalto pode buscar um acordo mais abrangente com o Congresso para permitir ajustes na meta por parte do próprio relator. A votação do parecer está prevista para a semana do dia 20. 

No entanto, ao menos por ora, o governo optou por não enviar uma proposta de alteração da meta fiscal para 2024 ao Congresso, optando por manter o objetivo de déficit zero. Isso foi confirmado por fontes familiarizadas com as negociações à Reuters.

As discussões em torno da meta fiscal ocorrem em um contexto onde o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concentra esforços para negociar a aprovação de medidas que incrementem a arrecadação. O objetivo é evitar alterações na meta de déficit, alinhando-se com a estratégia fiscal do governo. A busca por um equilíbrio orçamentário acontece enquanto o presidente Lula defende a visão de que não é necessário zerar o déficit fiscal no próximo ano, considerando a necessidade de financiamento de projetos prioritários e investimentos em construção.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.