O PSDB diminuiu pela metade seu número de prefeituras no Brasil após o 1º turno das eleições municipais. A sigla, que conquistou 520 vitórias em 2020, só venceu em 269 cidades neste domingo (6), uma redução de 48% no período.
Com isso, a sigla caiu do 4º para o 8º lugar em número de cidades conquistadas. O PSDB também não vai disputar o segundo turno em nenhuma capital e só terá candidatos na etapa em cinco cidades: Ponta Grossa (PR), Paulista (PE), Caxias do Sul (RS), Santa Maria (RS) e Piracicaba (SP).
Na capital paulista, tradicional reduto tucano, o partido um péssimo desempenho com José Luiz Datena (PSDB). O apresentador ficou em 5º lugar na disputa, com apenas 1,84% dos votos válidos, o pior resultado da sigla em São Paulo desde sua fundação.
Na Câmara Municipal da capital, o partido, que já teve a maior bancada da Casa diversas vezes, ficará sem nenhum vereador na próxima legislatura. Mario Covas Neto foi o mais votado do PSDB na cidade e teve apenas 5.825 votos.
Apesar da redução histórica, o PSDB não foi o partido que mais sofreu nessas eleições. O Cidadania passou de 140 em 2020 para 33 em 2024, uma redução de 107 prefeituras (76%) e o PDT foi de 314 para 148, uma diminuição de 166 prefeituras (58,8%).
Além dos três partidos, PV, Rede, Solidariedade e PCdoB também sofreram uma redução no período. O PSD, de Gilberto Kassab, foi o que mais ganhou em prefeituras neste ano, com 882, e o PT, aumentou o número de cidades conquistadas, passando de 182 em 2020 para 248 nesta.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula recebe ligação de Macron, e ambos defendem regulação das redes
Presidentes demonstraram preocupação com mudanças recentes anunciadas pela Meta, dona do Instagram e do Facebook, e defenderam que Brasil e Europa atuem em conjunto contra fake news O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (10/1) um telefonema do presidente da França, Emmanuel Macron. Na ligação, ambos criticaram as mudanças anunciadas pela…
Dólar tem forte queda e fecha abaixo de R$ 6,05 com fluxo e commodities
Real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes O dólar experimentou queda firme no mercado local nesta quinta-feira, 9, na contramão da tendência predominante de alta da moeda americana no exterior. O real apresentou o melhor desempenho entre as divisas mais relevantes, excluindo o rublo russo. Principais pares latino-americanos da moeda brasileira, os pesos mexicano e o…
Haddad reforça que Propag terá vários trechos vetados
Projeto de lei do programa que repactua as dívidas dos estados com a União será sancionado por Lula na próxima semana O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que levou ao presidente, junto com outros ministros, a sugestão de vetar medidas que causariam impacto no resultado primário das contas da União com a sanção do…