O PSDB diminuiu pela metade seu número de prefeituras no Brasil após o 1º turno das eleições municipais. A sigla, que conquistou 520 vitórias em 2020, só venceu em 269 cidades neste domingo (6), uma redução de 48% no período.
Com isso, a sigla caiu do 4º para o 8º lugar em número de cidades conquistadas. O PSDB também não vai disputar o segundo turno em nenhuma capital e só terá candidatos na etapa em cinco cidades: Ponta Grossa (PR), Paulista (PE), Caxias do Sul (RS), Santa Maria (RS) e Piracicaba (SP).
Na capital paulista, tradicional reduto tucano, o partido um péssimo desempenho com José Luiz Datena (PSDB). O apresentador ficou em 5º lugar na disputa, com apenas 1,84% dos votos válidos, o pior resultado da sigla em São Paulo desde sua fundação.
Na Câmara Municipal da capital, o partido, que já teve a maior bancada da Casa diversas vezes, ficará sem nenhum vereador na próxima legislatura. Mario Covas Neto foi o mais votado do PSDB na cidade e teve apenas 5.825 votos.
Apesar da redução histórica, o PSDB não foi o partido que mais sofreu nessas eleições. O Cidadania passou de 140 em 2020 para 33 em 2024, uma redução de 107 prefeituras (76%) e o PDT foi de 314 para 148, uma diminuição de 166 prefeituras (58,8%).
Além dos três partidos, PV, Rede, Solidariedade e PCdoB também sofreram uma redução no período. O PSD, de Gilberto Kassab, foi o que mais ganhou em prefeituras neste ano, com 882, e o PT, aumentou o número de cidades conquistadas, passando de 182 em 2020 para 248 nesta.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de segurança pública, da educação,…
Redução da alíquota do ITBI impulsiona regularização de clubes de Brasília
Segundo a Terracap, desde 2022, 20 clubes tiveram seus terrenos regularizados, enquanto outros 30 aguardam a nova legislação para obterem as escrituras 247 – O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma redução na alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI), visando acelerar a regularização fundiária de clubes de lazer em Brasília. O…
Lula brilha no G20 e fortalece união com a China
As relações Brasil-China emergem como um pilar do Sul Global, impulsionando o fortalecimento de países em desenvolvimento A 19ª cúpula do G20, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 no Rio de Janeiro, foi um marco no desenvolvimento político do Brasil e de sua inserção no mundo como nação soberana, vocacionada para…