Sob forte sol e clima seco, população celebrou a Independência e resgatou a memória do 7 de Setembro
Debaixo de um sol intenso e clima seco, a população se reuniu em Brasília para comemorar os 202 anos da Independência do Brasil. O desfile cívico-militar deste 7 de setembro teve como lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, e atraiu milhares de pessoas à Esplanada dos Ministérios. Entre os presentes, Wagner Luz dos Santos, de 46 anos, e Douglas Alves de Souza, de 28, compartilharam o orgulho e a emoção de participar do evento, que resgatou memórias pessoais e de união nacional.
“Meu pai me trazia para o 7 setembro, porque eu sempre quis ser policial, não é? Então, sempre quis ver de perto as viaturas da polícia, os policiais, as aeronaves, helicópteros”, recordou Wagner Luz dos Santos, brasiliense, que veio de bicicleta participar do evento.
O desfile também foi marcado por homenagens ao Rio Grande do Sul, que passou por uma crise climática severa em 2024. Jovens estudantes de escolas públicas do Distrito Federal se apresentaram com bandeiras das 27 unidades da federação e alusões ao G20, presidido pelo Brasil em 2024.
Atletas olímpicos que participaram dos Jogos de Paris também marcaram presença no evento. O atleta Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética, foi o porta-bandeira do grupo de 30 esportistas. O desfile destacou ainda o programa Bolsa Atleta, que em 2023 atingiu um recorde de 9 mil beneficiados, sendo essencial para o desenvolvimento de talentos esportivos e para o sucesso do Brasil nas competições internacionais.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop
- Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna
- Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta
- Magela sacode o PT do DF, e incomoda os ‘cumpanhêros’
- ONU acusa Bolsonaro de ter contribuído com invasões e mortes de indígenas: “Período de escuridão”