youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Segundo a pesquisa Quaest, Lula tem 48,35% dos votos válidos e estaria a 1,65 ponto de alcançar o necessário para vencer no primeiro turno

www.brasil247.com - Ciro Gomes, Simone Tebet e Lula
Ciro Gomes, Simone Tebet e Lula (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)

Paulo Donizetti de Souza, da RBA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente pela coligação Brasil da Esperança, segue estável na liderança apurada pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (7). 

A 25 dias do 1º turno, Lula (PT) mantém 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, com 34%, oscilou 2 pontos para cima. Os demais candidatos que pontuam somam 13% – sendo que Ciro Gomes (PDT) tem 7% das intenções de votos e Simone Tebet, 4%. Ao se excluir da conta a última linha da lista abaixo (branco/nulos/nenhum), Lula passa ter 48,35% dos votos válidos. Desse modo, estaria a 1,65 ponto de alcançar o necessário para vencer no primeiro turno.

  • Lula (PT) – 44%
  • Bolsonaro (PL) – 34%
  • Ciro Gomes (PDT) tem 7%
  • Simone Tebet (MDB) tem 4%
  • Felipe D’Ávila (Novo) – 1%
  • Sorya Thronicke (UB) – 1%
  • Brancos/nulos/nenhum/indecisos – 9%

De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, 56% dos que dizem que votariam em Ciro no primeiro turno dizem que ele deveria apoiar Lula no segundo, o que representaria 4,3% dos votos válidos. Já entre os eleitores de Simone Tebet, são 41% os entrevistados que defendem um apoio da senadora apoie Lula. Nesse caso, mais 1,8% dos votos válidos. Além disso, como apoio a Lula dos outros dois candidatos que pontuam (D’Ávila e Soraya), mais 0,5% migraria para ele.

Ou seja, o candidato da coligação Brasil da esperança poderia herdar num eventual segundo turno 6,6% desses votos válidos. Mas se apenas um quarto desses votos migrassem já no primeiro turno, a derrota de Bolsonaro poderia ser decretada já em 2 de outubro.

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta