youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


A escolha de um nome que não enfrente um veto de Lula é vista com bons olhos pelo governo

Arthur Lira
Arthur Lira (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está empenhado em escolher ainda em agosto o nome de seu sucessor na liderança da Casa, informa Andréia Sadi, do g1. A estratégia de Lira visa garantir um candidato único que receba o apoio de Jair Bolsonaro (PL) e que não enfrente oposição do presidente Lula (PT).

A urgência de Lira em definir a indicação ainda este mês tem como objetivo evitar que a eleição interna da Câmara seja utilizada como ferramenta de pressão durante as eleições municipais. Tradicionalmente, a disputa pelo comando da Câmara envolve três ou quatro candidatos, mas Lira deseja unificar as bases para enfraquecer possíveis adversários.

Para alcançar essa unificação, aliados de Lira afirmam que ele deve negociar espaços estratégicos, utilizando o cargo de vice-presidente da Casa, por exemplo, como instrumento de troca. Essas negociações já estão em andamento tanto com integrantes do governo Lula quanto com Jair Bolsonaro.

A base de apoio de Lira confirma que sua indicação será de alguém alinhado com Bolsonaro, já que o PL possui 93 deputados, representando a maior força na Câmara. 

A escolha de um nome que não enfrente um veto de Lula é vista com bons olhos pelo governo, que não possui um candidato forte para disputar contra a indicação de Lira. A administração federal deseja evitar um cenário de conflito semelhante ao enfrentado por Dilma Rousseff com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que articulou o golpe que derrubou a então presidente.

Nos bastidores, um nome que surge com apoio de setores da Câmara, mas sem simpatia do Planalto, é o do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Anteriormente, membros do PT se mostraram contrários a Nascimento quando ele foi cogitado para comandar o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lula sanciona regulamentação da reforma tributária. Veja o que muda

    Lula sanciona regulamentação da reforma tributária. Veja o que muda

    O texto traz mudanças na tributação sobre o consumo e prevê isenção de impostos sobre alimentos considerados básicos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (16/1). O projeto mantém os principais pontos…


  • Contra fake news, governo revoga norma sobre fiscalização do Pix

    Contra fake news, governo revoga norma sobre fiscalização do Pix

    Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a decisão foi correta: “Para que essa dúvida não permaneça na cabeça das pessoas, explorada pela oposição com suas Fake News, desinformação e golpes, foi correto revogar” Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou, nesta quinta-feira (15/1), o ato…


  • Dois anos de união e reconstrução, por Randolfe Rodrigues

    Dois anos de união e reconstrução, por Randolfe Rodrigues

    Ainda há muito a ser feito, por meio do diálogo democrático e sem ameaças No final de 2024, a Polícia Federal revelou uma das mais ardilosas tramas golpistas já registradas em nossa trajetória como nação. Estivemos muito próximos de uma grave ruptura constitucional de consequências imprevisíveis. Contudo, a força das nossas instituições e a resiliência do nosso…


Os comentários estão desativados.