A manobra visa garantir o acordo entre os parlamentares para manter presidente e o vice-presidente da Casa
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (7/8), uma série de alterações no regimento interno da Casa e na própria Lei Orgânica para antecipar a eleição da Mesa Diretora.
A regra, até então vigente na lei máxima da capital federal, determinava que a chefia da CLDF fosse eleita na primeira quinzena de dezembro para a gestão do segundo biênio (no caso, 2025 a 2026). Mas com a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica de número 14, foi retirado da lei o “momento da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio, deixando que a matéria seja tratada apenas no Regimento Interno da CLDF”.
Com a alteração na lei máxima do DF, a segunda modificação ocorreu por meio do Projeto de Resolução de número 43. Agora, fica permitido, mediante acordo dos Líderes, a eleição em data anterior ao período anteriormente mencionado.
Além disso, a alteração no regimento interno também visa criar a comissão de saúde, “com redistribuição das matérias sobre servidores públicos e órgãos públicos por todas as comissões de mérito”.
A manobra visa garantir o acordo entre os parlamentares para manter Wellington Luiz (MDB) presidente da Casa e Ricardo Vale (PT) na função de vice-presidente.
A negociação também inclui a escolha de Paula Belmonte (Cidadania) para o cargo de segunda-vice-presidente da CLDF. Robério Negreiros (PSD) seria eleito quarto-secretário. Esses dois cargos foram criados recentemente.
Em maio de 2024, a CLDF aprovou a ampliação de cinco para sete integrantes da Mesa Diretora. Cada um possui uma estrutura com diversos cargos comissionados, que abrigam aliados políticos dos deputados
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
- Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
- Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
- TikTok tira do ar vídeo de Haddad manipulado por IA após notificação da AGU
- Posse de Trump e ação do Banco Central seguram o dólar; entenda