O Brasil também se opõe à proposta colombiana de evitar a abertura de novas frentes de exploração de petróleo na Amazônia
O Brasil também se opõe à proposta colombiana de evitar a abertura de novas frentes de exploração de petróleo na Amazônia
Desmatamento zero enfrenta discordâncias em encontro em Belém · Chefes de Estado dos países amazônicos se reúnem em Belém nos próximos dois dias para discutir uma ampla gama de temas, desde combate ao desmatamento e crime organizado até projetos de infraestrutura e modelos de desenvolvimento. No entanto, não há consenso em relação à proposta brasileira de estabelecer uma meta de desmatamento zero comum a todos os países da região. O Brasil se opõe à proposta colombiana de evitar a abertura de novas frentes de exploração de petróleo na Amazônia, segundo aponta reportagem do Valor.
Para fortalecer a luta contra crimes ambientais, como desmatamento e garimpos ilegais em terras indígenas, bem como o narcotráfico, o Plano Amas propõe a criação de uma espécie de “Interpol amazônica” em Manaus. Essa iniciativa visa integrar as forças policiais dos países amazônicos para combater esses problemas de forma conjunta.
Outra pauta importante na cúpula é a possibilidade de criar um Parlamento amazônico com caráter deliberativo, que depende da aprovação dos congressos dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica. O objetivo é coordenar posições comuns em fóruns multilaterais entre os países com florestas tropicais.
O encontro também representa uma oportunidade estratégica para o Brasil, que busca fortalecer sua liderança regional em assuntos amazônicos e coordenar ações conjuntas com os países da região em eventos ambientais e de desenvolvimento, como a presidência do G20 e a COP30, prevista para acontecer em Belém em 2025. Os Diálogos Amazônicos realizados antes da cúpula visam debater o desenvolvimento sustentável da região, com mais de 400 eventos envolvendo diversos setores da sociedade.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.