Medida reforça o compromisso e a atenção do governo federal com a proteção das brasileiras que foram vítimas de violência doméstica

A iniciativa busca assegurar o tratamento odontológico necessário à plena recuperação bucal das vítimas, incluindo procedimentos de reconstrução, próteses, tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços
O presidente Lula sancionou nesta semana a lei 15.116/2025 que cria o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida reforça o compromisso do governo federal com a proteção das mulheres, e objetiva garantir a prestação de serviços odontológicos para reconstrução e reparação às vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal.
A iniciativa busca assegurar o tratamento odontológico necessário à plena recuperação bucal das vítimas, incluindo procedimentos de reconstrução, próteses, tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços. O atendimento odontológico previsto na Lei será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
Neste sentido, o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica representa um avanço significativo na assistência às mulheres, uma vez que, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação de sua saúde bucal, atua no sentido de devolver o mínimo de dignidade às vítimas. Para acesso ao Programa, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência, conforme regulamentação.
O Poder Executivo deverá regulamentar a Lei para definir os critérios de acesso ao programa, além de detalhar os procedimentos de atendimento odontológico e estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, a fim de aprimorar a prestação de serviços odontológicos.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. “As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, afirma a pasta.
A sanção da lei é mais uma medida que integra o rol de legislações, programas e políticas públicas que a gestão Lula 3 implementa com foco na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.
Uma delas é a Sala Lilás, espaço direcionado ao atendimento de mulheres vítimas de violência em ambiente privativo e individualizado nos serviços de saúde prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e é constituído por salas de acolhimento, atendimento adequado e proteção à integridade física das vítimas em hospitais do SUS e da rede conveniada. A medida visa garantir o acolhimento às vítimas logo após a agressão, garantindo atendimento adequado, com privacidade e proteção à sua integridade física
Da Redação do Elas por Elas, com informações da Secom
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasil fará 16 leilões de concessões rodoviárias e ferroviárias em 2025 com previsão de investimentos de R$ 161 bi, diz ministro
“Estamos corrigindo os erros do passado e vivendo um novo momento. Um momento em que o Brasil atrai investimentos recordes”, disse Renan Filho O Brasil está se preparando para concluir o ano com 16 leilões de concessão em rodovias e ferrovias, com previsão de investimentos de R$ 161 bilhões. A informação foi compartilhada por Renan…
MST intensifica ocupações em 10 estados e denuncia concentração de terras: “ocupar para o Brasil alimentar”
Com 21 ações em curso, Jornada de Lutas do MST mira soberania alimentar e cobra reforma agrária até 17 de abril, data do massacre de Eldorado do Carajás O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou o mês de abril com uma ampla mobilização nacional pela reforma agrária. Segundo informações divulgadas pelo próprio movimento,…
Governo Lula prevê novo recuo de Trump após pressão nos EUA
O governo do presidente Lula (PT) acredita que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será forçado a recuar ainda mais em seu tarifaço, devido às pressões crescentes de setores econômicos dentro do próprio país. A avaliação entre os ministros brasileiros é de que o recuo já começou quando Trump anunciou uma pausa de 90…