Decisão foi tomada após policiais equatorianos invadirem a embaixada mexicana em Quito e prenderem ex-vice-presidente
O presidente do México, López Obrador, anunciou, na madrugada deste sábado (6/4), que suspendeu as relações diplomáticas com o Equador. A decisão foi tomada após policiais equatorianos invadirem a embaixada mexicana em Quito.
De acordo com informações da Associated Press, os policiais invadiram a embaixada (foto em destaque) na noite dessa sexta-feira (5/4) e prenderam Jorge Glas, ex-vice-presidente do Equador, que foi condenado a 6 anos de prisão por corrupção.
O ex-vice-presidente recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro do ano passado. Ele alega ser vítima de uma “perseguição” da Procuradoria-Geral do Equador.
Pelas redes sociais, Obrador disse ter sido informado da invasão pela Secretaria de Relações Exteriores. Ele afirmou ainda que o caso é uma violação do direito internacional e da soberania do México.
“Instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do Equador”, escreveu López Obrador.
Veja o comunicado de Obrador:
A Convenção de Viena sobre relações diplomáticas, publicada em 1961, prevê que os locais de missões de um país dentro de um outro — como embaixadas e consulados — são considerados invioláveis. Equador e México aderiram à regra ainda na década de 1960.
Considerado culpado de receber propina da construtora Odebrecht em troca da concessão de contratos governamentais, Jorge Glas foi condenado a 6 anos de prisão em 2017.
O governo do México anunciou, na última sexta-feira (5/4), que tinha concedido asilo político a Glas.
Com informações do Diário Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Coreia do Sul: avião sai da pista e pega fogo. Há 179 mortos
- Lula sanciona lei que estabelece teto de 2,5% de aumento real para o salário mínimo
- Ibaneis vê Bolsonaro enfraquecido e diz que candidato da direita ainda não surgiu
- Durante o ano, 20 milhões de brasileiros a mais viajaram pelo país
- Governo busca soluções para cumprir piso da saúde após decisão de Dino sobre emendas