Colegiado será coordenado pelo Ministério das Mulheres e irá acompanhar políticas para as mulheres executadas pelos ministérios

O Comitê será composto por representantes de diferentes áreas do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
No final de fevereiro, o governo Lula, por meio do Ministério das Mulheres, criou o Comitê de Articulação e Monitoramento das Políticas para as Mulheres. A iniciativa vai monitorar políticas para as mulheres executadas pelos ministérios.
Instituído pela Portaria 35 do MMulheres, o Comitê objetiva conhecer, acompanhar, monitorar e avaliar os impactos das iniciativas referentes às políticas para as mulheres implementadas pelos ministérios no âmbito de suas áreas de atuação, a partir do momento de pactuação, através de instrumentos legais, com o Ministério das Mulheres.
Além disso, o Comitê vai promover a interlocução e a articulação de ações, de forma transversal, com vistas a orientar a elaboração e a implementação de iniciativas referentes às políticas para as mulheres, bem como propor alterações à metodologia de acompanhamento e monitoramento das políticas; sugerir ajustes de objetivos, linhas de ação, ações e metas das iniciativas voltadas para as mulheres.
De acordo com o MMulheres, o grupo será composto por representantes de diferentes áreas da pasta e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). As reuniões serão realizadas semestralmente.
“Essa é mais uma medida que reforça o compromisso do ministério em garantir uma gestão eficiente e participativa por meio de suas políticas”, afirmou a secretária-executiva do MMulheres e presidenta do Comitê, Maria Helena Guarezi.
Por indicação de integrantes, e a juízo da Presidência ou da Secretaria Executiva do Comitê de Articulação e Monitoramento de Políticas para as Mulheres, poderão ser convidados servidoras(es) do Ministério das Mulheres, representantes de outros órgãos e entidades, públicos ou privados, conselhos ou outros colegiados de participação social, especialistas nacionais ou internacionais de organizações, núcleos ou grupos de pesquisa sobre o tema e representantes de movimentos sociais ou de organizações internacionais, sem direito a voto.
O Comitê poderá instituir, por ato próprio, subcolegiados, na forma de subcomitês temáticos permanentes ou grupos de trabalho temporários, quando necessário, com a função de colaborar, no que couber, para o cumprimento das suas atribuições, sistematizar as informações recebidas e demais necessidades.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
DF obriga agressores de mulheres a pagar multa e ressarcir Estado
Lei é válida na Capital desde 2023 e prevê a destinação de valores arrecadados para programas sociais Diante do aumento de casos de feminicídio no Distrito Federal nos últimos anos, o governo e parlamento local têm procurado estratégias para coibir a violência contra mulher. Desde 2023, uma lei distrital prevê punições financeiras aos agressores de mulheres. A norma, de…
Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília
Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…
Encenação da Paixão de Cristo, em Planaltina, terá distribuição de 26 mil litros de água potável
Hidratação do público terá atuação da Caesb no Morro da Capelinha e em outras dez paróquias do DF A Caesb estará presente na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, na sexta-feira santa (18). O público que for participar da encenação da Paixão de Cristo contará com o fornecimento de 25,4 mil litros de…