Colegiado será coordenado pelo Ministério das Mulheres e irá acompanhar políticas para as mulheres executadas pelos ministérios

O Comitê será composto por representantes de diferentes áreas do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
No final de fevereiro, o governo Lula, por meio do Ministério das Mulheres, criou o Comitê de Articulação e Monitoramento das Políticas para as Mulheres. A iniciativa vai monitorar políticas para as mulheres executadas pelos ministérios.
Instituído pela Portaria 35 do MMulheres, o Comitê objetiva conhecer, acompanhar, monitorar e avaliar os impactos das iniciativas referentes às políticas para as mulheres implementadas pelos ministérios no âmbito de suas áreas de atuação, a partir do momento de pactuação, através de instrumentos legais, com o Ministério das Mulheres.
Além disso, o Comitê vai promover a interlocução e a articulação de ações, de forma transversal, com vistas a orientar a elaboração e a implementação de iniciativas referentes às políticas para as mulheres, bem como propor alterações à metodologia de acompanhamento e monitoramento das políticas; sugerir ajustes de objetivos, linhas de ação, ações e metas das iniciativas voltadas para as mulheres.
De acordo com o MMulheres, o grupo será composto por representantes de diferentes áreas da pasta e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). As reuniões serão realizadas semestralmente.
“Essa é mais uma medida que reforça o compromisso do ministério em garantir uma gestão eficiente e participativa por meio de suas políticas”, afirmou a secretária-executiva do MMulheres e presidenta do Comitê, Maria Helena Guarezi.
Por indicação de integrantes, e a juízo da Presidência ou da Secretaria Executiva do Comitê de Articulação e Monitoramento de Políticas para as Mulheres, poderão ser convidados servidoras(es) do Ministério das Mulheres, representantes de outros órgãos e entidades, públicos ou privados, conselhos ou outros colegiados de participação social, especialistas nacionais ou internacionais de organizações, núcleos ou grupos de pesquisa sobre o tema e representantes de movimentos sociais ou de organizações internacionais, sem direito a voto.
O Comitê poderá instituir, por ato próprio, subcolegiados, na forma de subcomitês temáticos permanentes ou grupos de trabalho temporários, quando necessário, com a função de colaborar, no que couber, para o cumprimento das suas atribuições, sistematizar as informações recebidas e demais necessidades.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Ibaneis Rocha dará palestra em Dubai, e Celina Leão assume como governadora em exercício
Viagem oficial do chefe do Executivo faz parte de conferência promovida pelo Lide nos Emirados Árabes Unidos entre 12 e 16 de abril O governador Ibaneis Rocha é um dos palestrantes do evento Brazil Emirates Conference, promovido pelo Lide, marcado para ocorrer entre 12 e 16 de abril, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O…
Menos É Mais, Wesley Safadão, Léo Santana e mais atrações agitam os 65 anos de Brasília
Serão três dias de shows gratuitos na Esplanada dos Ministérios; a programação terá ainda O Grande Encontro, Fagner e Elis Soares, além dos já confirmados Zé Neto e Cristiano e Mari Fernandez A celebração dos 65 anos de Brasília terá shows de atrações nacionais de renome na Esplanada dos Ministérios. Serão três dias de programação…
PIX Parcelado: BC espera que valor da compra seja ‘menor ou igual’ ao do cartão de crédito; estreia será em setembro
Nova modalidade será uma linha de crédito formal, com a cobrança de taxa de juros pelas instituições financeiras. O Banco Central (BC) informou que não tem a intenção que o chamado PIX parcelado, que permitirá a compra de produtos ou serviços com parcelas mensais, seja um substituto do cartão de crédito.
A nova modalidade, que será uma linha…