É preciso informar-se sobre a prevenção do câncer colorretal; diagnóstico precoce aumenta a cura

Juliana Cardoso apresentou na Câmara dos Deputados projeto de lei para instituir a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal: ”O PL carrega o nome e a força de uma mulher que transformou sua dor em luta coletiva”. Foto: Reprodução de imagem de rede social da artista

Prevenção ao câncer colorretal ainda é cercada por desinformação

Por Juliana Cardoso*

O câncer colorretal é uma das doenças mais incidentes no Brasil e no mundo. A falta de informação e o estigma em torno desse diagnóstico acabam retardando a detecção e, consequentemente, reduzindo as chances de cura.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa enfermidade figura entre as principais causas de óbito por câncer no País, especialmente entre pessoas acima dos 50 anos.

É fato que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, mas a falta de informação e o preconceito em relação aos exames preventivos fazem com que muitos casos sejam detectados em estágios avançados, reduzindo as possibilidades de tratamentos eficazes.

A prevenção e a conscientização são fatores determinantes para a redução da mortalidade por câncer colorretal.

Exames como a colonoscopia permitem a detecção precoce de lesões pré-malignas, possibilitando a remoção antes que evoluam para um quadro mais grave.

No entanto, a adesão da população a essas medidas ainda é baixa, seja por desinformação, falta de acesso ou receio em realizar os procedimentos necessários.

O combate a esse cenário exige um esforço conjunto entre o poder público, profissionais de saúde e a sociedade civil, garantindo que a informação correta alcance o maior número possível de pessoas.

PL Preta Gil

Diante desse quadro, apresentei o Projeto de Lei “Preta Gil” para instituir a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal.

O PL carrega o nome e a força de uma mulher que transformou sua dor em luta coletiva.

Iniciativa igual a esta já fora apresentada pela vereadora do PT em Araraquara, Filipa Brunelli.

A apresentação na Câmara dos Deputados é um passo fundamental para ampliar o debate público sobre essa doença que ainda é cercada por desinformação e tabu.

A escolha do nome de Preta Gil para essa iniciativa não é apenas uma homenagem, mas o reconhecimento de sua coragem, resiliência e determinação.

Ao compartilhar publicamente sua batalha contra o câncer colorretal, Preta Gil trouxe visibilidade ao tema, alertando milhares de pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Preta Gil, com sua voz potente, ajudou a romper esse silêncio. Agora, queremos garantir que essa discussão seja permanente e alcance cada vez mais pessoas.

A proposta estabelece que, durante a Semana Nacional de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorretal, sejam promovidas campanhas educativas, palestras, exames preventivos gratuitos e ações voltadas para a disseminação de informações sobre fatores de risco, sintomas e formas de prevenção da doença.

A iniciativa dialoga diretamente com o fortalecimento de políticas públicas de saúde, garantindo que mais brasileiros e brasileiras tenham acesso à informação e ao atendimento adequado.

Para além da política pública, o PL “Preta Gil” é um tributo a todas as pessoas que enfrentam o câncer com coragem e que transformam sua luta pessoal em um chamado à ação coletiva.

A informação salva vidas. Temos a ousadia de que essa mensagem e esse projeto contribuam para salvar mais pessoas.

A expectativa é que a proposta avance no Congresso Nacional com amplo apoio, consolidando um marco na luta contra o câncer colorretal no Brasil.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina

    Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina

    O parlamentar Gutemberg Reis foi outro político beneficiado com a decisão do STF 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquivou nesta sexta-feira (28) a investigação contra Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) por suposta participação em um esquema de fraudes em cartões de vacinação. O magistrado atendeu…


  • PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas

    PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas

    Análise segue após PGR pedir arquivamento da investigação contra o ex-mandatário no caso do cartão de vacinação 247 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve enviar um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas semanas sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas, informou a CNN. No…


  • PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF

    PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF

    A PGR cita como argumentos o fato de Débora Rodrigues dos Santos ter filhos menores de 12 anos de idade e a conclusão das investigações sobre o caso Andre Richter – Repórter da Agência Brasil O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão de…


Os comentários estão desativados.