Redes da meta adotarão as “notas da comunidade”, assim como ocorre no X, antigo Twitter, de Elon Musk

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, anunciou nesta terça-feira (6) uma transformação significativa em sua política de moderação de conteúdos. De acordo com informações da Fox News da CNN Portugal, a gigante da tecnologia vai eliminar parcerias com verificadores de fatos terceirizados, substituindo-os por um sistema de “notas da comunidade”, semelhante ao implementado pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, oficializou a mudança, destacando a nova abordagem como um passo em direção à descentralização do controle sobre o conteúdo.
Joel Kaplan, Chefe de Assuntos Globais da Meta, justificou a decisão em entrevista à Fox. Segundo ele, as parcerias com verificadores de fatos eram “bem-intencionadas no início”, mas sofreram com “preconceitos políticos” em relação aos temas escolhidos para verificação e na forma como os fatos eram tratados. A medida, que promete dar mais poder aos usuários para avaliar informações compartilhadas, gerou reações polarizadas no cenário político e entre especialistas em comunicação digital.
O anúncio ocorre em um momento de aparente alinhamento político da Meta com a administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Kaplan afirmou que, nos últimos anos, houve “pressão social e política” por maior controle sobre conteúdos, mas destacou que a mudança atual reflete uma “oportunidade real” com uma administração mais favorável à suposta “liberdade de expressão”.
“Agora temos uma nova administração e um novo presidente que são grandes defensores da liberdade de expressão, e isso faz a diferença”, declarou Kaplan, sinalizando um afastamento do modelo anterior, amplamente criticado por aliados da direita como sendo tendencioso.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula reforça laços com Vietnã e expande presença brasileira na Ásia
Parceria prevê US$ 15 bi em comércio até 2030 e cooperação em setores estratégicos, como segurança cibernética e transição energética Lula e Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã, celebram novos investimentos e comércio bilateral A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Hanói foi mais do que um compromisso comercial. O encontro consolidou…
“Chega de impunidade”: Erika Kokay cobra punição a golpistas e critica Bolsonaro
Ao destacar as provas contundentes deflagradas pela investigação, a deputada repreendeu duramente quem minimizou a gravidade dos atentados de 8 de janeiro Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) Durante discurso na Câmara dos Deputados, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) denunciou a tentativa de golpe de Estado no Brasil e reforçou a importância da defesa do Estado Democrático…
Gleisi denuncia farsa do PL da anistia para livrar Bolsonaro da cadeia
Dados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal mostram que mais da metade dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro já receberam punições alternativas ou progressão de pena Ministra Gleisi Hoffmann aponta que o PL da anistia tem como único objetivo salvar Bolsonaro da cadeia A farsa para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia é clara e responde…