Redes da meta adotarão as “notas da comunidade”, assim como ocorre no X, antigo Twitter, de Elon Musk
A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, anunciou nesta terça-feira (6) uma transformação significativa em sua política de moderação de conteúdos. De acordo com informações da Fox News da CNN Portugal, a gigante da tecnologia vai eliminar parcerias com verificadores de fatos terceirizados, substituindo-os por um sistema de “notas da comunidade”, semelhante ao implementado pelo X (antigo Twitter), de Elon Musk. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, oficializou a mudança, destacando a nova abordagem como um passo em direção à descentralização do controle sobre o conteúdo.
Joel Kaplan, Chefe de Assuntos Globais da Meta, justificou a decisão em entrevista à Fox. Segundo ele, as parcerias com verificadores de fatos eram “bem-intencionadas no início”, mas sofreram com “preconceitos políticos” em relação aos temas escolhidos para verificação e na forma como os fatos eram tratados. A medida, que promete dar mais poder aos usuários para avaliar informações compartilhadas, gerou reações polarizadas no cenário político e entre especialistas em comunicação digital.
O anúncio ocorre em um momento de aparente alinhamento político da Meta com a administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Kaplan afirmou que, nos últimos anos, houve “pressão social e política” por maior controle sobre conteúdos, mas destacou que a mudança atual reflete uma “oportunidade real” com uma administração mais favorável à suposta “liberdade de expressão”.
“Agora temos uma nova administração e um novo presidente que são grandes defensores da liberdade de expressão, e isso faz a diferença”, declarou Kaplan, sinalizando um afastamento do modelo anterior, amplamente criticado por aliados da direita como sendo tendencioso.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”
O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…
Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix
Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…
Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo
Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…