youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Em longa nota divulgada na segunda-feira (6), Ricardo Alban defende discussão entre todos os níveis de governo, setor produtivo e trabalhadores “para manter o ritmo de crescimento brasileiro”, alertando para os danos dos juros altos à economia


Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

O presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Ricardo Alban, propôs um grande pacto nacional entre todos os niveis de governo, setor produtivo e trabalhadores “para manter o ritmo de crescimento brasileiro”. Em uma longa nota divulgada na segunda-feira (6), ele apontou os juros altos praticados pelo Banco Central como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento econômico.

Ao analisar o cenário econômico do Brasil nos últimos anos, com destaque para a recente inserção do país entre as seis maiores economias do G20 e os benefícios colhidos pelo programa Nova Indústria Brasil (NIB), do governo Lula, Alban alertou que a elevação dos juros e a volatilidade cambial podem desencadear consequências adversas para investimentos produtivos e afetar a competitividade da indústria nacional, “justamente o segmento que melhor irrigava o conjunto das atividades econômicas”.

“O grau de sucesso nessa empreitada depende, em larga medida, de uma coordenação efetiva: todos os níveis de governo, o setor produtivo e a força de trabalho precisam se unir num esforço consensual para dissipar expectativas negativas e imprimir ao país um novo ciclo de expansão inclusiva e duradoura”, ressaltou Alban na nota.

Regras claras e estímulo a setores estratégicos

Ao destacar o crescimento na economia brasileira no último triênio em 3% – após “um hiato de baixo crescimento médio (0,5% ao ano entre 2012 e 2021)”, Alban assinalou que a manutenção de juros altos não só encarece o serviço da dívida – “cada ponto percentual de acréscimo na Selic adiciona algo em torno de R$ 50 bilhões por ano aos gastos do governo” – mas também arrefece os ânimos de quem pretende investir e gerar emprego no país”.

A CNI defende que o país precisa dar um passo fundamental para a mitigação de riscos, envolvendo regras claras de responsabilidade fiscal associadas a estímulos para setores estratégicos, como a indústria e o agronegócio. Para isso, diz a nota, é preciso que haja “convergência entre o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Judiciário, somada à participação dos governos estaduais e municipais”.

Ricardo Alban destacou ainda que “não se trata de retomar um modelo estatizante ou de abandonar o ajuste fiscal, mas sim de encontrar um ponto de equilíbrio em que a responsabilidade orçamentária coexista com a promoção do desenvolvimento”. Ele vê o desafio de harmonizar políticas monetárias e fiscais para que não inviabilizem as conquistas alcançadas pela indústria até meados de 2024.

Em várias postagens na rede social X no final de 2024, a CNI vinha fazendo críticas à taxa de juros e classificou a alta da Selic como “incompreensível e totalmente injustificada”. “Moeda americana nas alturas e Selic elevada vão na contramão do desenvolvimento, contribuindo decisivamente para a perda do poder aquisitivo da sociedade”, alertou a CNI.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    Lambe-botas, Marçal posta VÍDEO ao lado de Trump: “Salve o Brasil, por favor”

    O coach e influenciador Pablo Marçal (PRTB) voltou a chamar atenção nas redes sociais ao pedir ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “salve o Brasil”. O momento foi registrado e compartilhado no Instagram nesta terça-feira (21), após a posse de Trump. Na publicação, Marçal também trocou sua foto de perfil para uma imagem…


  • Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Janja compartilha vídeo de Erika Hilton em defesa do governo Lula sobre Pix

    Deputada do PSOL saiu em defesa da medida do governo Lula, afirmando que a norma tinha o objetivo de garantir maior transparência e coibir irregularidades A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, compartilhou nesta segunda-feira, 20, o vídeo da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em defesa da fiscalização do Pix. Segundo Janja, a publicação da parlamentar, que rebateu as…


  • Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Com 2026 na mira, Lula tenta correção de rumo do governo

    Em reunião ministerial, presidente cobra integrantes do primeiro escalão, fala em reparar erros e alerta que a corrida eleitoral já começou Com a popularidade em queda e sucessivas crises envolvendo sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê ameaças no horizonte para 2026, seja para tentar a recondução, seja para eleger o sucessor.…


Os comentários estão desativados.