youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD): o bolsonarista atribuiu a culpa do surto de virose nas praias ao “queijinho” e aos “ambulantes”. Foto: reprodução

Além dos casos ocorridos no litoral de São Paulo, a rede de saúde pública de Florianópolis (SC) registrou um aumento no número de pacientes com virose. O prefeito da cidade, Topázio Neto (PSD), no entanto, atribuiu a culpa do surto ao “queijinho” e aos “ambulantes” que vendem seus produtos no local. Ele é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Sabe aquele queijinho feito na hora, na areia da praia? Gostoso, né? Mas pode fazer um mal danado”, afirmou. “O consumo de produtos cuja comercialização é proibida na praia é um dos principais fatores de virose no nosso verão.”

Em seguida, ele mencionou que, neste ano, a fiscalização aumentou e que os vendedores irregulares estão sendo identificados: “‘Poxa, prefeito, mas tem que deixar as pessoas trabalharem!’ Eu concordo. Ninguém quer atrapalhar o trabalho de ninguém. Mas tem regras, né? Quando vira bagunça, você também não gosta.”

O bolsonarista completou, orientando que os banhistas evitem consumir os alimentos vendidos pelos ambulantes na praia: “Se não quer passar as férias com ‘piriri’, já sabe: nada de queijinho e outros alimentos perigosos para a sua saúde.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que os casos de virose registrados nas últimas semanas superaram a média histórica dos últimos cinco anos.

Ana Paula Corrêa, chefe da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Dive/SC, classificou o aumento como surto, explicando que “ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período, sinais e sintomas similares.”

Apesar de ainda não identificarem as causas exatas do crescimento, a Dive e a Secretaria apontaram o calor intenso e o grande fluxo de turistas como fatores que contribuem para o fenômeno, que já era esperado nesta época do ano.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Enem 2025: começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

    Enem 2025: começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

    Quem deseja fazer o Enem 2025 gratuitamente deve solicitar até o dia 25 de abril. Participantes que faltaram aos dois dias de prova em 2024 precisam justificar a ausência para se inscrever de graça nesta edição Divulgação/Inep Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem solicitar a isenção da taxa de…


  • Em discurso na ONU, Anielle Franco chama países para se unirem no combate ao racismo

    Em discurso na ONU, Anielle Franco chama países para se unirem no combate ao racismo

    “Igualdade racial é central ao projeto de um mundo mais justo e atravessa todos os campos da vida”, defendeu, como representante do país na abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes     Reprodução/X Anielle Franco fala na abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes, em Nova Iorque A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou as nações a…


  • Como o governo pretende reagir aos mais de 100 deputados que apoiam a anistia aos golpistas

    Como o governo pretende reagir aos mais de 100 deputados que apoiam a anistia aos golpistas

    As mais de 100 assinaturas de parlamentares da base do governo Lula à proposta de urgência da anistia não foram bem vistas no Palácio do Planalto. Integrantes do governo estão realizando uma investida contra os signatários do documento. Segundo a coluna de Bela Megale no Globo, membros do Planalto têm focado nas lideranças dos partidos…


Os comentários estão desativados.