youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


O prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD): o bolsonarista atribuiu a culpa do surto de virose nas praias ao “queijinho” e aos “ambulantes”. Foto: reprodução

Além dos casos ocorridos no litoral de São Paulo, a rede de saúde pública de Florianópolis (SC) registrou um aumento no número de pacientes com virose. O prefeito da cidade, Topázio Neto (PSD), no entanto, atribuiu a culpa do surto ao “queijinho” e aos “ambulantes” que vendem seus produtos no local. Ele é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Sabe aquele queijinho feito na hora, na areia da praia? Gostoso, né? Mas pode fazer um mal danado”, afirmou. “O consumo de produtos cuja comercialização é proibida na praia é um dos principais fatores de virose no nosso verão.”

Em seguida, ele mencionou que, neste ano, a fiscalização aumentou e que os vendedores irregulares estão sendo identificados: “‘Poxa, prefeito, mas tem que deixar as pessoas trabalharem!’ Eu concordo. Ninguém quer atrapalhar o trabalho de ninguém. Mas tem regras, né? Quando vira bagunça, você também não gosta.”

O bolsonarista completou, orientando que os banhistas evitem consumir os alimentos vendidos pelos ambulantes na praia: “Se não quer passar as férias com ‘piriri’, já sabe: nada de queijinho e outros alimentos perigosos para a sua saúde.”

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que os casos de virose registrados nas últimas semanas superaram a média histórica dos últimos cinco anos.

Ana Paula Corrêa, chefe da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Dive/SC, classificou o aumento como surto, explicando que “ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período, sinais e sintomas similares.”

Apesar de ainda não identificarem as causas exatas do crescimento, a Dive e a Secretaria apontaram o calor intenso e o grande fluxo de turistas como fatores que contribuem para o fenômeno, que já era esperado nesta época do ano.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


  • Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Dólar forte, redes sociais, cidadania automática: o que pode mudar para o brasileiro com Trump no poder

    Republicano retornou à Casa Branca com discurso protecionista e imperialista. O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retornou à Casa Branca com um discurso protecionista, imperialista e sem sinais de reconciliação com os desafetos. 🌎 No primeiro dia de trabalho, na segunda-feira (20), o republicano já assinou uma série de ordens executivas (uma espécie de decreto) que impactam…


  • Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026

    Lula deixa PT e aliados apreensivos ao cogitar não disputar reeleição em 2026

    Presidente sugere possibilidade de apoiar um sucessor, mas ausência de nomes consolidados no PT gera insegurança sobre 2026 247 – Em reunião ministerial na última segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, embora sua intenção seja disputar a reeleição em 2026, não descarta a possibilidade de apoiar um sucessor. A informação foi…


Os comentários estão desativados.