
Além dos casos ocorridos no litoral de São Paulo, a rede de saúde pública de Florianópolis (SC) registrou um aumento no número de pacientes com virose. O prefeito da cidade, Topázio Neto (PSD), no entanto, atribuiu a culpa do surto ao “queijinho” e aos “ambulantes” que vendem seus produtos no local. Ele é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Sabe aquele queijinho feito na hora, na areia da praia? Gostoso, né? Mas pode fazer um mal danado”, afirmou. “O consumo de produtos cuja comercialização é proibida na praia é um dos principais fatores de virose no nosso verão.”
Em seguida, ele mencionou que, neste ano, a fiscalização aumentou e que os vendedores irregulares estão sendo identificados: “‘Poxa, prefeito, mas tem que deixar as pessoas trabalharem!’ Eu concordo. Ninguém quer atrapalhar o trabalho de ninguém. Mas tem regras, né? Quando vira bagunça, você também não gosta.”
O bolsonarista completou, orientando que os banhistas evitem consumir os alimentos vendidos pelos ambulantes na praia: “Se não quer passar as férias com ‘piriri’, já sabe: nada de queijinho e outros alimentos perigosos para a sua saúde.”
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que os casos de virose registrados nas últimas semanas superaram a média histórica dos últimos cinco anos.
Ana Paula Corrêa, chefe da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Dive/SC, classificou o aumento como surto, explicando que “ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período, sinais e sintomas similares.”
Apesar de ainda não identificarem as causas exatas do crescimento, a Dive e a Secretaria apontaram o calor intenso e o grande fluxo de turistas como fatores que contribuem para o fenômeno, que já era esperado nesta época do ano.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Enem 2025: começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição
Quem deseja fazer o Enem 2025 gratuitamente deve solicitar até o dia 25 de abril. Participantes que faltaram aos dois dias de prova em 2024 precisam justificar a ausência para se inscrever de graça nesta edição Divulgação/Inep Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem solicitar a isenção da taxa de…
Em discurso na ONU, Anielle Franco chama países para se unirem no combate ao racismo
“Igualdade racial é central ao projeto de um mundo mais justo e atravessa todos os campos da vida”, defendeu, como representante do país na abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes Reprodução/X Anielle Franco fala na abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes, em Nova Iorque A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou as nações a…
Como o governo pretende reagir aos mais de 100 deputados que apoiam a anistia aos golpistas
As mais de 100 assinaturas de parlamentares da base do governo Lula à proposta de urgência da anistia não foram bem vistas no Palácio do Planalto. Integrantes do governo estão realizando uma investida contra os signatários do documento. Segundo a coluna de Bela Megale no Globo, membros do Planalto têm focado nas lideranças dos partidos…