Carga tributária teve alta em 2021 e em 2022, após registrar a maior queda em 2020, na pandemia de Covid-19

O valor da carga tributária do Brasil em 2023 atingiu o valor de 32,11%, contra 33,01% em 2022, indicando variação negativa de 0,90 ponto percentual. Essa variação resultou da combinação dos acréscimos em termos reais de 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 0,4% da arrecadação tributária nos três níveis de governo.
Os dados estão em estudo da Receita Federal finalizado em dezembro de 2024, mas que foi comunicado à imprensa apenas nesta terça-feira (7/1).
Segundo o documento, a queda corresponde a uma “redução significativa” em relação ao exercício de 2022. Com exceção do ano de 2020, influenciado pelos efeitos da pandemia de Covid-19, este é o menor valor desde o ano de 2015.
PIB e arrecadação
O PIB no ano de 2023 apresentou aumento real de 3,2% em relação ao ano anterior, alcançando R$ 10,94 trilhões. Esse resultado é consequente do aumento tanto do valor adicionado a preços básicos quanto dos impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O resultado do valor adicionado é reflexo do desempenho das atividades: Agropecuária (16,3%), Indústria (1,7%) e Serviços (2,8%).
Com relação à arrecadação, a maior parte da redução da carga de 2023 em relação à de 2022 veio da tributação sobre o lucro e renda de empresas (IRPJ e CSLL), que representou 0,69% do total.
União, estados e munincípios
No ano de 2023, em relação a 2022, a União e os estados reduziram a sua participação em relação ao PIB em 0,57 e 0,43 ponto percentual respectivamente, enquanto os municípios tiveram um aumento de 0,09 ponto percentual.
Em relação à arrecadação total, a União e os municípios tiveram um aumento de suas participações, enquanto os estados apresentaram reduções nas suas participações. O aumento da participação dos municípios deve-se principalmente ao desempenho do ISS, responsável por 73% da variação da participação dos municípios no PIB e 60% na variação da arrecadação.
A Receita informou que há uma tendência anual que aponta que a participação da União na arrecadação vem aumentando depois dos anos da pandemia, enquanto a participação dos Estados vem diminuindo nos últimos três anos. Quanto aos municípios, a tendência de aumento persiste, alcançando o maior valor desde 2014.
Comparação internacional
O estudo também traz uma comparação da carga tributária do Brasil com a média dos países da América Latina e
Caribe, sendo que o Brasil apresenta a carga tributária mais elevada.
Segundo o governo, é preciso atentar para os detalhes metodológicos. Por exemplo, os dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não incluem os governos locais para alguns países, e em alguns países a previdência não é pública como é no Brasil e, portanto, não faz parte da carga tributária.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Suspeito da morte de Marielle, Chiquinho Brazão tem mandato cassado por faltas
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quinta-feira (24), cassar o mandato do deputado Chiquinho Brazão, que está preso desde março de 2024, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). A medida teve como base o artigo 55 da Constituição Federal, que determina a perda de mandato…
“Machosfera”: como ‘Hitler da Bahia’ expõe rede de ódio contra mulheres
Mensagens enviadas por Luis Alexandre de Oliveira Lessa, um militar que se identificava como Hitler da Bahia em um grupo no Telegram dedicado a ataques a meninas, indicam como atua a rede de ódio conhecida como “machosfera” ou “manosfera”, voltada contra as mulheres. Com informações do UOL. “Estava com saudades disso aqui. Mostrar para essas…
Lula chega a Roma para acompanahar funeral do papa Francisco
Nesta sexta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, em Roma, por volta das 13h30 no horário local (8h30 em Brasília), para participar do funeral do Papa Francisco. A cerimônia está marcada para este sábado (26), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O presidente está…