youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


“Nós precisamos desse equilíbrio para fazer com que se consolide o crescimento robusto que todos os dados estão indicando”, afirmou o líder do governo, José Guimarães

O líder José Guimarães José Guimarães destacou a importância da urgência para que os parlamentares discutam o mérito das medidas

Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (4/12) a urgência para dois projetos – PLP 210/2024 e PL 4614/24 – do líder do governo, José Guimarães (PT-CE), que tratam do ajuste fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. As propostas visam equilibrar as contas públicas, reduzir desigualdades e garantir que o crescimento econômico beneficie todos os brasileiros.

O PLP 210/24 autoriza o governo a limitar a utilização de créditos tributários em caso de déficit nas contas públicas, para aperfeiçoar o arcabouço fiscal (LC 200/23); e o PL 4614/24 busca ajustar as despesas ligadas ao salário mínimo aos limites do chamado arcabouço fiscal (LC 200/23). Ou seja, o salário mínimo continuaria a ter um ganho acima da inflação, mas limitado a um intervalo entre 0,6% e 2,5%.

Responsabilidade com o País

“O governo Lula tem enorme responsabilidade para permitir que o País possa olhar para o futuro. Nós precisamos desse equilíbrio para fazer com que se consolide o crescimento robusto que todos os dados estão indicando que nós teremos, com mais de 3% do PIB. É por isso que nós precisamos debater e aprovar essas matérias”, argumentou Guimarães.

O líder Guimarães enfatizou que hoje ia ser aprovado apenas a urgência para a tramitação dos projetos. “E é importante dizer nós não estamos discutindo o mérito delas. É um processo natural, legítimo, que sempre esse Parlamento fez, que é abrir espaço para o debate democrático. O nosso governo não tem posição fechada de chegar aqui. Nunca mandou alguma matéria para o Parlamento que não esteja aberto para o debate, para discussão daquilo que é fundamental para o País”, enfatizou.

José Guimarães destacou ainda a importância da urgência para que nas próximas semanas os parlamentares discutam o mérito das medidas e possam aprová-las ainda nesse mês.

“Votamos a favor porque com estes projetos o governo busca dar a sustentabilidade nas contas públicas, tão importantes para o País, e garantir que qualquer tipo de desvio nas políticas públicas seja corrigido”, afirmou o líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), ao encaminhar o voto favorável da Bancada do PT.

 Parque Nacional da Serra do Itajaí

Na mesma sessão foi aprovado o substitutivo do Senado ao PL 292/20, que altera os limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí, afetando oito cidades de Santa Catarina – Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. A intenção é permitir a implantação da barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim. O texto segue para sanção presidencial.

Cadastro positivo e portabilidade salarial

Os parlamentares aprovaram ainda o projeto de lei (PL 8184/17), que permite a adesão automática ao cadastro positivo. O texto, que segue para apreciação do Senado, também disciplina o direito à portabilidade salarial automática e ao débito automático entre instituições com as quais o cliente mantém compromissos.

Praia do Futuro

Foi aprovado também o projeto de lei (PL 4537/24), que declara as barracas e a atividade dos barraqueiros da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), patrimônio cultural brasileiro. Segundo o projeto, que segue para apreciação do Senado, com o reconhecimento, fica garantida a manutenção da atual estrutura das barracas de praia existentes na Praia do Futuro, devendo o poder público, em parceria com a comunidade local, adotar medidas para sua preservação, valorização e salvaguarda.

Com informações do VioMundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara

    PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…


  • Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense

    O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…


  • Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais

    Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…


Os comentários estão desativados.