Declaração do ministro do STF vem após nova polêmica envolvendo Pablo Marçal, que forjou laudo médico para atacar Boulos
247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino se posicionou enfaticamente contra a propagação de fake news e o uso de métodos políticos que incitam a violência e desrespeitam os princípios constitucionais. A declaração de Dino – ainda que não cite o episódio – ocorre no contexto de uma grave polêmica envolvendo Pablo Marçal (PRTB), ex-coach e candidato à prefeitura de São Paulo, por disseminar uma notícia falsa sobre o também candidato Guilherme Boulos (Psol).
Na véspera da eleição municipal, Marçal divulgou um laudo falso em suas redes sociais, acusando Boulos de ter sofrido um “surto psicótico grave”, associando o episódio ao uso de drogas, especificamente cocaína. A veracidade do documento foi rapidamente desmentida: além de a assinatura do médico ter sido fraudada, o suposto responsável pelo laudo já estava falecido, e o número de RG atribuído a Boulos no documento não correspondia ao seu verdadeiro registro.
Flávio Dino, em postagem nas redes sociais neste domingo (6), fez questão de ressaltar a importância da atuação firme da Justiça Eleitoral em defesa da integridade do sistema democrático. Em suas palavras: “Cumprimento a nossa Justiça Eleitoral homenageando a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, querida colega do STF. Esta eleição comprova, mais uma vez, ser essencial termos uma Justiça cada vez mais ativa e forte, agindo contra mentiras, agressões e abusos – métodos políticos incompatíveis com a nossa Constituição”.
A fala de Dino reflete o papel central do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação e à violência política, desafios que se tornaram mais evidentes com o uso crescente das redes sociais como plataforma de ataques e disseminação de falsidades.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha
- Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher
- Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia
- “Recolha-se a sua insignificância. Aqui você não cresce! Lixo!” diz Eduardo Paes para Sérgio Moro
- Veja consequências jurídicas e políticas do indiciamento de Bolsonaro