youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Por Leandro Gras

Este texto é para as seguintes pessoas: as que anularam seu voto ou votaram branco, as que não votaram em Lula e as que votaram em Bolsonaro, mas que julgam ter bom senso e estão abertas ao diálogo. Se você votou em Lula, fique à vontade para ler também. Se você votou em Bolsonaro e está dominado/a pelo ódio, pare por aqui.

Logo após a eleição de 2018, eu disse que meu candidato a presidente na eleição 2022 seria quem reunisse as condições para derrotar Bolsonaro. Confesso que sequer acreditava na possibilidade de uma pessoa como ele chegar ao final do mandato. Como deputado, Bolsonaro cometeu crimes e quebrou o decoro diversas vezes. Como presidente, não seria diferente. Em 2020, protocolei o 1° pedido de impeachment pelos crimes de responsabilidade que ele cometeu. Depois do meu, veio quase uma centena.

O pacto com o centrão, o orçamento secreto, os desvios no MEC e os acordos escusos sustentaram seu mandato. Isso também se deu nos estados e no DF, sendo Ibaneis um grande aliado do presidente criminoso. O custo? Não tudo, mas vale lembrar que o governador reeleito destinou milhões do orçamento secreto para a região de suas fazendas no sul do Piauí. Do mesmo modo, muitas outras “parcerias” foram feitas Brasil afora.

Mas voltemos à disputa presidencial. Após a descoberta da fraude processual no julgamento da Lava-Jato (juiz e acusadores combinaram o processo) que tirou Lula das eleições de 2018, o STF anulou suas condenações, tornando-o elegível novamente. Daí em diante, o ex-presidente iniciou diálogos, construiu uma frente ampla democrática e um programa de governo.

Assim, assumiu a posição de único candidato capaz de derrotar aquela pessoa que:

– Fez piada e imitou pessoas que estavam morrendo sem ar por causa da COVID

– Menosprezou a perda de milhares de brasileiros e disse que não era coveiro

– Defendeu a tortura

– Assumiu sonegar impostos e adquiriu imóveis milionários com dinheiro vivo

– Disse que a fome no Brasil era uma grande mentira

– Reduziu o orçamento da área social, incluindo da alimentação escolar das crianças

Poderia falar muitas outras ações e atributos do Bolsonaro. Mas creio que isso já seja o suficiente para dialogar você, que tem bom senso.

Pode ser que você seja de direita. Pode ser que você tenha críticas ao campo progressista. Pode ser que você critique situações que foram investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público durante os governos Lula e Dilma. Mas vale lembrar que tudo só foi investigado porque era possível investigar. Havia respeito às instituições. Nesse momento, a PF e o MP estão sob a direção de pessoas ligadas a Bolsonaro e que trabalham para evitar investigações. Ou seja, se você também valoriza o controle e a transparência, não faz sentido votar em Bolsonaro.

Se analisarmos indicadores sociais e econômicos, a realidade está escancarada. Se você é a favor da preservação ambiental, lembre-se da Amazônia. Se você é patriota, veja como nosso país está sendo visto pelo resto do mundo. Por fim, você pode tecer a crítica que quiser ao Lula, mas enquanto presidente ele nunca defendeu a ditadura ou atacou as instituições. Não há equivalência entre ele e Bolsonaro. Por isso, dizemos que é uma disputa entre civilização e barbárie. Nunca foi entre direita e esquerda. Até porque Bolsonaro não é de direita. Ele é antidemocrata.

Se você tem algum apreço por esses valores, não há razões para votar em Bolsonaro. Seu voto em Lula pode ser apenas por bom senso. E, se você chegou até aqui, é sinal de que você tem. Se você não votou nele no primeiro turno e decidiu votar agora, me manda uma mensagem e vamos trabalhar juntos para livrar o Brasil de Bolsonaro. Lula é o meu presidente. Tenho uma imensa alegria de apoiá-lo e ter sido o candidato dele no DF.

Agora é com você. A democracia conta conosco.

Fonte: Blog Leandro Grass

Siga nossas redes sociais

https://linktr.ee/jornaltaguacei
https://linktr.ee/ceilandiaemalerta