Entre os paulistanos que ganham até dois salários mínimos, a rejeição a Marçal subiu seis pontos percentuais, passando de 26% para 32%
O candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, enfrenta uma crescente rejeição entre os eleitores de baixa renda, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha divulgada nesta semana. Entre os paulistanos que ganham até dois salários mínimos, a rejeição a Marçal subiu seis pontos percentuais, passando de 26% para 32%. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), por sua vez, viu um aumento significativo nas intenções de voto dentro desse mesmo segmento.
Embora o índice de rejeição de Marçal entre os eleitores mais pobres ainda seja inferior à média geral — que alcança 38% —, este grupo foi o que registrou as maiores oscilações negativas para o candidato do PRTB. Especialistas afirmam que os eleitores de baixa renda são mais suscetíveis aos efeitos da propaganda eleitoral gratuita, o que pode explicar parte dessa movimentação. Nunes, que detém a maior parte do tempo de TV, conseguiu alavancar sua popularidade entre esse público, registrando um crescimento de dez pontos nas intenções de voto, avalia o jornal O Globo.
Outro grupo onde Marçal viu sua rejeição aumentar foram os eleitores pardos, onde o índice passou de 27% para 34%. Entre os evangélicos, a rejeição ao candidato oscilou dois pontos para cima, atingindo 24%, ainda abaixo da média geral. Em contraste, Nunes conseguiu ampliar em cinco pontos seu apoio entre o eleitorado evangélico.
Os católicos também passaram a rejeitar mais Marçal, com uma alta de seis pontos, chegando a 38%. No recorte de gênero, tanto homens quanto mulheres elevaram sua rejeição ao candidato, mas as mulheres foram as que apresentaram a maior variação, passando de 32% para 37%, enquanto os homens oscilaram dentro da margem de erro, de 36% para 39%. Nunes, por outro lado, viu um leve crescimento de dois pontos nas intenções de voto entre as eleitoras.
O crescimento da rejeição a Marçal também se intensificou entre os eleitores que avaliam positivamente a gestão de Ricardo Nunes. O percentual de rejeição ao candidato do PRTB nesse grupo subiu de 27% para 34%, representando um desafio adicional para Marçal se consolidar como uma alternativa viável à reeleição do atual prefeito.
A pesquisa Datafolha entrevistou 1.204 eleitores da capital paulista nos dias 3 e 4 de setembro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-03608/2024.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop
O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro no auditório do Edifício Petrobras, reunirá artistas, educadores, pesquisadores e representantes governamentais para discutir a formação, profissionalização e economia criativa, além de fortalecer o papel do Hip-Hop como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nos próximos dias, Brasília…
Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna
Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…
Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta
Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…