Partido ingressou no STF com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei 16.139, do estado Rio Grande do Sul, que traz novas punições a ocupantes de propriedades rurais e urbanas
A lei traz novas punições a ocupantes de propriedades rurais e urbanas
O Partido dos Trabalhadores, em conjunto com o deputado Estadual Adão Pretto Filho, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Lei 16.139, do estado Rio Grande do Sul, que traz novas punições a ocupantes de propriedades rurais e urbanas. A Lei impugnada prevê, por exemplo, o impedimento do recebimento de qualquer auxílio, benefício ou participação em programas sociais estaduais, bem como a proibição de nomeação para ocupação de cargo público e para a contratação com o poder público estadual.
Na ação, o PT argumenta que o estado do Rio Grande do Sul extrapolou suas competências legislativas previstas na Constituição Federal, tendo em vista que essas matérias são privativas de regulamentação pelo União. Além disso, defende que tais dispositivos violam os princípios da contraditório e ampla defesa, bem como a presunção de inocência constitucional e os direito à terra e à moradia, também previsto na Constituição.
A ação foi distribuída ao Ministro André Mendonça e ainda não tem data para julgamento.
Acesse à íntegra da ação clicando aqui.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Defensoria Pública garante a suspensão de demolição em área ambiental
A área é ocupada pela Vila Cultural Cobra Coral, que afirma que já ocupava o local antes da criação do Parque Ecológico da Asa Sul A atuação da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) garantiu a suspensão das operações de remoção de edificações na área do Parque Ecológico da Asa Sul. A decisão foi proferida pelo Tribunal…
Alckmin nega reforma ministerial e fala de “mudanças pontuais”
O vice-presidente também afastou a possibilidade de substituir Múcio no Ministério da Defesa O vice-presidente, Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira (9/1) que não deve ocorrer uma reforma ministerial no governo, somente algumas “mudanças pontuais”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a primeira modificação do ano, ao mudar a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência…
Lula vetará medidas que causam impacto primário em PL da dívida dos estados, diz Haddad
Ministro da Fazenda não exemplificou quais seriam as medidas que devem ser vetadas pelo presidente, que deve decidir sobre o assunto somente na próxima segunda-feira (13/1) O Projeto de Lei Complementar (PLP) que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a próxima…