Presidente participou do lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu, durante evento com o homólogo chileno Gabriel Boric nesta terça-feira (6), fortalecer a indústria espacial brasileira, e formar parcerias com países do Sul Global nesse ramo.
“Nos últimos anos, o setor espacial brasileiro sofreu com a negligência governamental. Agora retomamos o investimento, por meio de encomendas tecnológicas no valor de 300 milhões de reais. Vamos fortalecer a indústria espacial e gerar os empregos e a renda necessária”, disse Lula no lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional do Chile, em Santiago.
O presidente também criticou as desigualdades globais na exploração espacial e a falta de acesso a recursos, defendendo políticas públicas para o setor, contrapondo-se a iniciativas privadas de bilionários.
“Controles de exportação de componentes e insumos tecnológicos, restrições de acesso e limitações financeiras impactam desmesuradamente o Sul global”, afirmou.
“Os devaneios de bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra não substituem a ação e a orientação do Estado”, disse Lula, sem citar Elon Musk.
O centro visa fortalecer a cooperação entre os países em atividades espaciais para fins pacíficos. Durante a cerimônia, os presidentes firmaram acordos de cooperação em atividades espaciais para fins pacíficos e programas de interesse em comum, com base nos princípios da igualdade e benefício mútuo, informou o canal oficial do governo brasileiro nas redes sociais.
Nesse sentido, tanto o Chile quanto o Brasil identificarão áreas para desenvolver programas e projetos conjuntos de acordo com suas políticas nacionais em matéria espacial, informou a CNN Chile.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado