Pessoas tentam se proteger do frio em SP – Foto: Reprodução

O Brasil será atingido por uma forte frente fria nesta semana, impulsionada por um evento raro de aquecimento atmosférico na Antártida. Esse fenômeno ocorreu devido ao aumento das temperaturas na região polar, que enfraqueceu os ventos responsáveis por manter o frio na Antártida.

Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, o enfraquecimento desses ventos permite que o ar polar se mova mais facilmente para áreas tropicais. Como consequência, a frente fria deverá impactar fortemente a Argentina, Paraguai, Uruguai, partes da Bolívia e a região Centro-Sul do Brasil.

O aquecimento súbito atmosférico, causado pelo aumento das temperaturas na Antártida e na baixa estratosfera, enfraquece o vórtice polar. Esse fenômeno, que resulta do aquecimento das águas oceânicas e do derretimento do gelo, é raro no Hemisfério Sul e causará uma queda significativa nas temperaturas mínimas e máximas, afetando até mesmo alguns estados da Região Norte.

Com informações do Diário Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.