O Brasil será atingido por uma forte frente fria nesta semana, impulsionada por um evento raro de aquecimento atmosférico na Antártida. Esse fenômeno ocorreu devido ao aumento das temperaturas na região polar, que enfraqueceu os ventos responsáveis por manter o frio na Antártida.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, o enfraquecimento desses ventos permite que o ar polar se mova mais facilmente para áreas tropicais. Como consequência, a frente fria deverá impactar fortemente a Argentina, Paraguai, Uruguai, partes da Bolívia e a região Centro-Sul do Brasil.
O aquecimento súbito atmosférico, causado pelo aumento das temperaturas na Antártida e na baixa estratosfera, enfraquece o vórtice polar. Esse fenômeno, que resulta do aquecimento das águas oceânicas e do derretimento do gelo, é raro no Hemisfério Sul e causará uma queda significativa nas temperaturas mínimas e máximas, afetando até mesmo alguns estados da Região Norte.
Com informações do Diário Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária. Veja o que muda
O texto traz mudanças na tributação sobre o consumo e prevê isenção de impostos sobre alimentos considerados básicos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (16/1). O projeto mantém os principais pontos…
Contra fake news, governo revoga norma sobre fiscalização do Pix
Presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que a decisão foi correta: “Para que essa dúvida não permaneça na cabeça das pessoas, explorada pela oposição com suas Fake News, desinformação e golpes, foi correto revogar” Diante da onda de fake news em torno da modernização da fiscalização do Pix, a Receita Federal revogou, nesta quinta-feira (15/1), o ato…
Dois anos de união e reconstrução, por Randolfe Rodrigues
Ainda há muito a ser feito, por meio do diálogo democrático e sem ameaças No final de 2024, a Polícia Federal revelou uma das mais ardilosas tramas golpistas já registradas em nossa trajetória como nação. Estivemos muito próximos de uma grave ruptura constitucional de consequências imprevisíveis. Contudo, a força das nossas instituições e a resiliência do nosso…