“Não tem desenvolvimento econômico e social onde não há indústria, porque ela agrega valor, paga salários mais altos”, disse ele

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) destacou, nesta segunda-feira (5), a importância estratégica da indústria siderúrgica para o desenvolvimento econômico do Brasil e listou uma série de medidas que o governo federal tem adotado para fortalecer o setor.
“Não tem desenvolvimento econômico e social onde não há indústria, porque ela agrega valor, paga salários mais altos, está na ponta da inovação, da pesquisa, da tecnologia, está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento. Portanto, é fundamental fortalecer a indústria. E a indústria do aço é a indústria das indústrias, é a base de todo o processo industrial”, afirmou Alckmin, durante abertura do Congresso Aço Brasil 2024, em São Paulo.
A Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano, surgiu justamente para contribuir com o fortalecimento do setor, a partir de ações voltadas à inovação, a competitividade, a sustentabilidade e a ampliação das exportações, explicou o presidente em exercício.
E contribuem para este objetivo, de acordo com ele, a implementação do novo PAC, a reforma tributária, a desburocratização e a redução das taxas de juros para projetos inovadores — iniciativas que tornarão o setor mais competitivo no mercado internacional.
Entre as ações em curso, Alckmin citou o investimento na modernização do parque industrial brasileiro, com o programa Depreciação Acelerada, e a adoção de tecnologias mais limpas no setor automotivo, por meio do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), além das debêntures incentivadas e da Letra de Crédito do Desenvolvimento, recém-sancionada pelo presidente Lula.
“Um conjunto de ações para estimular a atividade industrial e a indústria do aço, que é a indústria das indústrias”, afirmou.
Recomposição tarifária — O ministro enfatizou a importância da recomposição tarifária como uma medida crucial para lidar com as questões de importação que afetavam a indústria. Após uma redução unilateral das tarifas de importação no governo anterior, que prejudicou o setor produtivo, o governo atual, por meio de um amplo diálogo com a indústria e toda a cadeia produtiva, estabeleceu cotas para as importações.
Essa medida, aliada à previsibilidade nas regras comerciais, contribuiu para atrair mais de R$ 100 bilhões em investimentos no setor até 2028, afirmou o presidente em exercício.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Pré-candidatura de Caiado é vista como “oportunista” e abala bolsonaristas
O anúncio da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência teria gerado irritação entre aliados de Jair Bolsonaro (PL). A decisão do governador de Goiás foi divulgada apenas quatro dias após a denúncia do ex-presidente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe. Para bolsonaristas, o movimento foi visto como “oportunista” e uma…
Forças Armadas devem ficar em silêncio sobre denúncia contra golpistas até que processo seja aceito pelo STF
“A situação administrativa dos militares só muda após a aceitação das denúncias”, disse um general O silêncio das Forças Armadas após a denúncia do procurador-geral da República contra os envolvidos na trama golpista que culminou nos ataques de 8 de janeiro, que envolve 23 militares, juntamente com Jair Bolsonaro (PL), faz parte de um estratégia…
Concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
Empresa do bilionário Elon Musk enfrenta concorrência de empresas chinesas e do Project Kuiper, de Jeff Bezos A rede de comunicações Starlink, do bilionário Elon Musk, vem passando por um período de intensificação da concorrência no mercado de internet via satélite no Brasil. Sessa liderança tem sido desafiada por novos entrantes, como a SpaceSail –…