Levantamento aponta que, se eleições fossem hoje, o petista levaria a melhor contra Bolsonaro e outros nomes da direita
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5/4) aponta que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superaria Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e outros nomes da direita, como Pablo Marçal (PRTB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
De acordo com o levantamento, o petista aparece com 36% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente Bolsonaro, que marcou 30%.
Em seguida vêm Ciro Gomes (12%), Marçal (7%) e Leite (5%). Outros 9% votariam em branco ou nulo e 2% não sabem responder.
A sondagem, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em um cenário sem Bolsonaro, Lula lidera com 35% contra 15% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesta simulação, Ciro empata com Marçal, ambos com 11%.
Em disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula também venceria, segundo a pesquisa. O petista acumula 35% contra 15% da esposa de Bolsonaro.
Eleição sem Lula
O Datafolha ainda testou cenários em que o petista não concorre à eleição. Nesse caso, a disputa aparece acirrada entre Ciro, Tarcísio e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apontado como favorito à sucessão de Lula.
Sem o presidente, Ciro Gomes tem 19% das intenções de voto, contra 16% de Tarcísio, o que representa um empate no limite da margem de erro. Fernando Haddad aparece em terceiro, com 15%.
Em um cenário com Bolsonaro, o líder do PL bate Ciro e Haddad, com 32% ante 20% do pedetista e 17% do ministro da Fazenda.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Segunda edição do Casamento Comunitário 2025 será em junho; inscrições estão abertas
- Rumo ao futuro: em 2 anos, Novo PAC investiu R$ 711 bi no desenvolvimento do país
- Lewandowski: Chegou o momento de falarmos a mesma linguagem em matéria de segurança
- Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes
- “Fala mal colocada”: Gleisi reforça que é contra PL da Anistia e diz que revisões de pena cabem ao STF