
A mineração tem contaminado crianças do povo Xikrin com metais pesados na Terra Indígena (TI) Cateté, no Pará. Um relatório produzido pelo Tratamento de Minérios, Energia e Meio Ambiente da UFPA (Universidade Federal do Pará) mostrou que todos os 121 que tem de um a 10 anos tem contaminações em níveis excessivos e perigosos à saúde.
“A alta quantidade de metais e concentração excessiva nos organismos dos bebês xikrins de apenas um ano sugerem que a infecção ocorre desde a gestação e pode estar ocorrendo durante a amamentação”, diz o documento, obtido pela coluna de Carlos Madeiro no UOL.
Foram encontrados em uma das crianças, de um ano de idade, seis elementos químicos diferentes em níveis prejudiciais à saúde, sendo só o manganês 6.600% acima do máximo tolerado pelo corpo do ser humano.
Em outra criança, de 2 anos, dez elementos – Manganês (Mn), Bário (Ba), Silício (Si), Estrôncio (Sr), Níquel (Ni), Cobalto (Co), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio e (K) e Alumínio (Al) – foram encontrados em seu corpo. Sendo os dois primeiros em taxas de 720% e 1.483%, respectivamente, a mais do que o tolerado.

O povo xikrin é formado por 1,6 mil indígenas espalhados em 21 aldeias na Amazônia paraense. O estudo da UFPA indica que a mineração da Vale tem gerado as contaminações e o MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação contra a empresa, a União e o governo do Pará.
O órgão cobra medidas reparadoras e compensação pelos danos causados aos indígenas. O relatório aponta que as crianças correm risco de sofrer mau funcionamento dos rins por conta dos elementos da mineração em seus corpos.
O estudo da UFPA avaliou 732 dos 1,6 mil indígenas na região e afirmou que foram encontrados 32 elementos químicos em “altas taxas excessivas”. Do total, 22 deles são metais e sete são extremamente tóxicos ao corpo.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Moraes atende PGR e decide arquivar investigação de Bolsonaro no inquérito sobre fraudes em cartões de vacina
O parlamentar Gutemberg Reis foi outro político beneficiado com a decisão do STF 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes arquivou nesta sexta-feira (28) a investigação contra Jair Bolsonaro (PL) e o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) por suposta participação em um esquema de fraudes em cartões de vacinação. O magistrado atendeu…
PGR volta a estudar se denuncia Bolsonaro no caso das joias sauditas
Análise segue após PGR pedir arquivamento da investigação contra o ex-mandatário no caso do cartão de vacinação 247 – A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve enviar um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas próximas semanas sobre o relatório da Polícia Federal (PF) que indiciou Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas, informou a CNN. No…
PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua no STF
A PGR cita como argumentos o fato de Débora Rodrigues dos Santos ter filhos menores de 12 anos de idade e a conclusão das investigações sobre o caso Andre Richter – Repórter da Agência Brasil O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta sexta-feira (28) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão de…