A nota emitida pela direção do PT é lúcida e certeira. Assim como se esperava, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza o “Teatro dos Vampiros”, repetindo, portanto, o entendimento das instâncias superiores. Foi uma formalidade inútil, típica de uma república dos medalhões, como bem apresentou Machado de Assis, no conto, Teoria do Medalhão.
Agora, resta esperar a boa vontade da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, tida como uma das piores na história da côrte. Para Cármen Lúcia, a ação sobre a prisão em segunda instância só será pautada, se algum dos ministros trouxer o caso à mesa. Dessa maneira, a presidente do STF evita desgastes com a opinião pública, pior, com a opinião publicada da Globo. É ou não é a pior presidente do STF de toda a sua história?
O comportamento de Cármen Lúcia contrasta diretamente com a do advogado de defesa de Lula, o ex-presidente do STF, Ministro Sepúlveda Pertence, que, além de ter indicado Cármen ao ex-presidente Lula, é considerado um dos melhores presidentes que o tribunal já viu, em sua sua triste história. Veja a íntegra da nota do PT: