Primeira Turma do STF decidirá se Josimar Maranhãozinho, Bosco Costa e Pastor Gil serão processados por corrupção passiva e organização criminosa
247 – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem programado para o dia 25 de fevereiro o julgamento da primeira denúncia dentro de um conjunto de investigações que apuram desvios em emendas parlamentares, destaca a jornalista Luísa Martins em sua coluna na CNN Brasil. O colegiado, presidido pelo ministro Cristiano Zanin, terá a responsabilidade de decidir se três parlamentares do PL, Josimar Maranhãozinho (MA), Bosco Costa (SE) e Pastor Gil (MA), serão formalmente processados por crimes de corrupção passiva e organização criminosa.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa os três deputados de envolvimento em um esquema que desviou R$ 1,6 milhão, com emendas principalmente direcionadas ao município de São José de Ribamar, o terceiro mais populoso do Maranhão. Segundo as investigações da Polícia Federal (PF), o esquema envolvia a tentativa de extorsão à prefeitura para que parte dos recursos das emendas fosse devolvida aos parlamentares. Apesar de o dinheiro não ter sido retornado aos cofres dos deputados, a PGR sustenta que o crime de corrupção está caracterizado, o que será debatido pelos ministros durante o julgamento.Play Video
O julgamento ocorre em um momento em que a transparência no uso das emendas parlamentares se torna um tema de discussão no Congresso. Ainda segundo a reportagem, dois dias antes da decisão do STF, o ministro Flávio Dino, se reunirá com a nova cúpula do Congresso Nacional para tratar da transparência dos recursos, um dos pontos centrais das investigações.
Atualmente, mais de 20 investigações relacionadas a desvios de emendas parlamentares tramitam no STF, afetando deputados e senadores que possuem foro especial no Supremo. Todos os envolvidos negam qualquer envolvimento em irregularidades.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- “Congresso e governo atuam juntos para defender o Brasil das tarifas de Trump”, diz Gleisi
- Com apoio do GDF, oito pessoas deixam as ruas e conquistam empregos em serviços públicos
- Lindbergh critica bolsonaristas por tentativa de obstrução: ‘Defendem Trump ou o Brasil?
- Com voto do PT, plenário vence obstrução e aprova R$ 938,4 mi para ministérios
- O novo Imposto de Renda: mais justiça tributária