Pesquisa da Quaest revela aumento na crença sobre a influência de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Quaest, a percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 aumentou significativamente entre seus eleitores, enquanto diminuiu entre os apoiadores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro com 2.012 entrevistas presenciais em todo o país, mostrou que 37% dos bolsonaristas reconhecem atualmente a influência de Bolsonaro nos eventos de janeiro, um salto considerável em comparação aos 13% registrados no ano anterior pela mesma pesquisa.
Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, explicou ao Estado de S. Paulo: “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo, tendem a relativizar suas posições. Simultaneamente, os eleitores moderados de Bolsonaro, que consideram graves as acusações contra o ex-presidente, tornam-se mais rigorosos na avaliação de seus atos para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado.”
A pesquisa também indica que, a nível nacional, 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro contribuiu de alguma forma para os acontecimentos de 8 de janeiro, enquanto 39% consideram que ele não teve influência direta. Apesar desse aumento na percepção entre os apoiadores de Bolsonaro, a grande maioria da população brasileira ainda desaprova os atos golpistas. A pesquisa da Quaest revelou que 86% dos entrevistados se posicionam contra o ocorrido na capital federal, embora esse número tenha sofrido uma leve queda em relação a dezembro de 2023, quando era de 89%.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Senado: debatedores elogiam iniciativa do PT para redução da jornada sem perda salarial
Senadores Paulo Paim e Rogério Carvalho conduziram a primeira audiência pública para debater proposta de diminuição da jornada semanal Relator da proposta, senador Rogério Carvalho coordenou a primeira parte da audiência pública A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizou nesta terça-feira (8/4) a primeira audiência de um ciclo de debates para debater…
Juliana Cardoso reforça a importância da luta indígena em homenagem na Câmara
Sessão solene foi realizada em razão da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne mais de 8 mil indígenas em Brasília Sessão solene em homenagem aos povos indígenas na Câmara dos Deputados. Em sessão solene em homenagem a 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), nesta terça-feira (8/4), a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) e a…
Renda dos mais pobres cresce 10,7% e reduz desigualdade
Levantamento da FGV aponta avanço acima da média nacional e queda no índice de Gini, que mede a concentração de renda FGV aponta crescimento acelerado da renda entre os mais pobres A renda dos 50% dos trabalhadores mais pobres no Brasil cresceu 10,7% no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de…