youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Pesquisa da Quaest revela aumento na crença sobre a influência de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro

Jair Bolsonaro e atos golpistas de 8 de Janeiro
Jair Bolsonaro e atos golpistas de 8 de Janeiro (Foto: REUTERS)

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Quaest, a percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 aumentou significativamente entre seus eleitores, enquanto diminuiu entre os apoiadores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro com 2.012 entrevistas presenciais em todo o país, mostrou que 37% dos bolsonaristas reconhecem atualmente a influência de Bolsonaro nos eventos de janeiro, um salto considerável em comparação aos 13% registrados no ano anterior pela mesma pesquisa.

Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, explicou ao Estado de S. Paulo: “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo, tendem a relativizar suas posições. Simultaneamente, os eleitores moderados de Bolsonaro, que consideram graves as acusações contra o ex-presidente, tornam-se mais rigorosos na avaliação de seus atos para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado.”

A pesquisa também indica que, a nível nacional, 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro contribuiu de alguma forma para os acontecimentos de 8 de janeiro, enquanto 39% consideram que ele não teve influência direta. Apesar desse aumento na percepção entre os apoiadores de Bolsonaro, a grande maioria da população brasileira ainda desaprova os atos golpistas. A pesquisa da Quaest revelou que 86% dos entrevistados se posicionam contra o ocorrido na capital federal, embora esse número tenha sofrido uma leve queda em relação a dezembro de 2023, quando era de 89%.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • “Segundo tempo está começando”, diz novo ministro da Secom

    “Segundo tempo está começando”, diz novo ministro da Secom

    Sidônio Palmeira foi confirmado como o novo ministro da Secom nesta terça-feira (7/1), e falou com jornalistas ao lado do atual chefe da pasta, Paulo Pimenta. Troca ocorre até semana que vem O futuro ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, declarou nesta terça-feira (7/1) que o governo está iniciando um “segundo tempo” na…


  • Paulo Pimenta sobre demissão da Comunicação: “Nova fase do governo”

    Paulo Pimenta sobre demissão da Comunicação: “Nova fase do governo”

    O então ministro da Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência informou a sua saída, após se reunir com o presidente Lula. Sidônio Palmeira deve assumir a pasta O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concretizou nesta terça-feira (7/1) a primeira mudança da reforma ministerial deste ano. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi demitido da Secretaria-Geral da Presidência da…


  • TRF-1 autoriza publicação de norma sobre aborto legal em vítimas de estupro

    TRF-1 autoriza publicação de norma sobre aborto legal em vítimas de estupro

    Norma do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) regulamenta o aborto legal em crianças vítimas de estupro O desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), autorizou nesta terça feira (7/1) a publicação de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)…


Os comentários estão desativados.