Pesquisa da Quaest revela aumento na crença sobre a influência de Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro

Jair Bolsonaro e atos golpistas de 8 de Janeiro
Jair Bolsonaro e atos golpistas de 8 de Janeiro (Foto: REUTERS)

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Quaest, a percepção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 aumentou significativamente entre seus eleitores, enquanto diminuiu entre os apoiadores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento, realizado entre os dias 4 e 9 de dezembro com 2.012 entrevistas presenciais em todo o país, mostrou que 37% dos bolsonaristas reconhecem atualmente a influência de Bolsonaro nos eventos de janeiro, um salto considerável em comparação aos 13% registrados no ano anterior pela mesma pesquisa.

Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, explicou ao Estado de S. Paulo: “Ao longo do tempo, os eleitores moderados de Lula, que enxergam algum exagero nas acusações que Bolsonaro vem sofrendo, tendem a relativizar suas posições. Simultaneamente, os eleitores moderados de Bolsonaro, que consideram graves as acusações contra o ex-presidente, tornam-se mais rigorosos na avaliação de seus atos para não se sentirem cúmplices de algo que acreditam ser errado.”

A pesquisa também indica que, a nível nacional, 50% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro contribuiu de alguma forma para os acontecimentos de 8 de janeiro, enquanto 39% consideram que ele não teve influência direta. Apesar desse aumento na percepção entre os apoiadores de Bolsonaro, a grande maioria da população brasileira ainda desaprova os atos golpistas. A pesquisa da Quaest revelou que 86% dos entrevistados se posicionam contra o ocorrido na capital federal, embora esse número tenha sofrido uma leve queda em relação a dezembro de 2023, quando era de 89%.

Com informações do Brasil 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela

    Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…


  • Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR

    Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…


  • Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde

    Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…


Os comentários estão desativados.