
A mais recente pesquisa da Quaest revelou que 86% dos brasileiros reprovam os atos terroristas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Mesmo após dois anos do episódio, a desaprovação permanece elevada, superando 80% tanto entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do presidente Lula (PT).
O levantamento aponta que o índice de desaprovação atual, de 86%, representa uma queda em relação aos 94% registrados em fevereiro de 2023, um mês após a invasão das sedes dos Três Poderes. No mesmo período, o percentual de entrevistados que apoia o episódio aumentou de 4% para 7%, enquanto aqueles que não souberam responder passaram de 2% para 7%.
Entre os bolsonaristas, a reprovação aos atos golpistas permanece alta, atingindo 85% dos entrevistados, número estável em comparação ao levantamento realizado em dezembro de 2023. No entanto, há uma queda em relação aos 90% registrados pelo instituto em fevereiro de 2023.
Entre os eleitores de Lula, uma tendência semelhante foi observada: o índice de reprovação atual é de 88%, enquanto em dezembro de 2023 era de 94%, e em fevereiro daquele ano, 97%.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, comentou os resultados, afirmando: “A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política brasileira. Diante de tanta polarização, é de se celebrar que o país não tenha caído na armadilha da politização da violência institucional.”
O levantamento também analisou a percepção de responsabilidade de Bolsonaro no episódio. Atualmente, 50% dos brasileiros acreditam que o ex-capitão teve influência nos atos, enquanto 39% o isentam de culpa.
Esses números mostram uma alteração em relação a dezembro de 2023, quando 47% apontavam algum envolvimento de Bolsonaro e 43% descartavam essa possibilidade. Em fevereiro de 2023, os percentuais eram de 51% e 38%, respectivamente.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024, com 8.598 entrevistas realizadas em todo o Brasil. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Governo Lula reajusta salários de militares; veja a tabela
Medida provisória foi assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. Reajuste de 9% será concedido em duas parcelas Publicada nesta sexta-feira (28/3), a Medida Provisória nº 1.293, que altera a Lei nº 13.954, dispõe sobre o aumento do soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O reajuste salarial negociado é de 9%,…
Bolsonaro pedirá fim do inquérito do golpe após novo parecer da PGR
Defesa de Jair Bolsonaro acredita que um novo parecer da PGR tem impacto em investigações que miram o ex-presidente no STF A defesa de Jair Bolsonaro pedirá ao STF a anulação do inquérito e da ação penal sobre golpe de Estado após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar, nesta quinta-feira (27/3), pelo arquivamento de uma outra investigação que mirava o…
Governo projeta nova cidade para 117 mil habitantes no DF; veja onde
Centro Urbano Tororó, que fará parte do Jardim Botânico, será maior do que 5,3 mil municípios brasileiros. Confira detalhes do futuro bairro O Governo do Distrito Federal (GDF) projeta novo setor habitacional para a população da capital do país. O Centro Urbano Tororó, que fará parte da região administrativa do Jardim Botânico, deverá abrigar até 117…