
A mais recente pesquisa da Quaest revelou que 86% dos brasileiros reprovam os atos terroristas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Mesmo após dois anos do episódio, a desaprovação permanece elevada, superando 80% tanto entre eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do presidente Lula (PT).
O levantamento aponta que o índice de desaprovação atual, de 86%, representa uma queda em relação aos 94% registrados em fevereiro de 2023, um mês após a invasão das sedes dos Três Poderes. No mesmo período, o percentual de entrevistados que apoia o episódio aumentou de 4% para 7%, enquanto aqueles que não souberam responder passaram de 2% para 7%.
Entre os bolsonaristas, a reprovação aos atos golpistas permanece alta, atingindo 85% dos entrevistados, número estável em comparação ao levantamento realizado em dezembro de 2023. No entanto, há uma queda em relação aos 90% registrados pelo instituto em fevereiro de 2023.
Entre os eleitores de Lula, uma tendência semelhante foi observada: o índice de reprovação atual é de 88%, enquanto em dezembro de 2023 era de 94%, e em fevereiro daquele ano, 97%.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, comentou os resultados, afirmando: “A rejeição aos atos do 8/1 mostra a resistência da democracia brasileira e a responsabilidade da elite política brasileira. Diante de tanta polarização, é de se celebrar que o país não tenha caído na armadilha da politização da violência institucional.”
O levantamento também analisou a percepção de responsabilidade de Bolsonaro no episódio. Atualmente, 50% dos brasileiros acreditam que o ex-capitão teve influência nos atos, enquanto 39% o isentam de culpa.
Esses números mostram uma alteração em relação a dezembro de 2023, quando 47% apontavam algum envolvimento de Bolsonaro e 43% descartavam essa possibilidade. Em fevereiro de 2023, os percentuais eram de 51% e 38%, respectivamente.
A pesquisa foi conduzida entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024, com 8.598 entrevistas realizadas em todo o Brasil. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Atenção, contribuinte: IPVA e licenciamento anual começam a vencer na próxima segunda (24)
Vencimentos ocorrem com base no último algarismo da placa dos veículos. IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado, enquanto o licenciamento anual só pode ser quitado à vista Os proprietários de veículos do Distrito Federal devem ficar atentos às datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da…
Governo Lula destinará mais de R$ 40 bilhões para infraestrutura das cidades e programas sociais
Novo PAC Seleções terá inscrições para segunda etapa a partir da próxima segunda-feira 247 – O governo federal anunciou um investimento de R$ 40,7 bilhões para fortalecer a infraestrutura das cidades brasileiras e ampliar programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Água para Todos. A nova fase do Novo PAC Seleções permitirá que…
Acusado de tentar golpe de estado, Bolsonaro diz que quer ser julgado pelo plenário do STF
Ex-presidente questiona forma como está sendo processado e denuncia supostos abusos em investigação e julgamento 247 – Jair Bolsonaro (PL) declarou, em entrevista à Revista Oeste na última sexta-feira, 21, que deseja ser julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) após ser denunciado por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro explicou que, na sua visão, deveria ser…