Encontro no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira passada(4), incluiu discussões sobre parcerias globais em prol do trabalho decente, combate à pobreza e às desigualdades
Lula durante encontro com lideranças da Confederação Sindical Internacional (CSI)
O presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira passada(4), no Palácio do Planalto, uma comitiva da Confederação Sindical Internacional (CSI), liderada por seu presidente, Luc Triangle. O encontro, realizado em paralelo à 3ª Reunião do Conselho Geral da CSI em Brasília, destacou parcerias globais em prol do trabalho decente, combate à pobreza e às desigualdades, e ações contra as mudanças climáticas.
Lula enfatizou o compromisso do Brasil com a inclusão social e o papel central dos trabalhadores nas pautas globais. “Sempre fui sindicalista e sigo com meus laços com o movimento sindical. O que nos une é a luta por trabalho digno, justiça social e um mundo mais justo para todos”, afirmou o presidente. Ele lembrou o apoio recebido de organizações sindicais internacionais durante sua prisão em 2018 e 2019.
O presidente também destacou o encontro em uma postagem na rede social X. “Nosso governo está comprometido com as demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras no Brasil e também em apoiar outros países do mundo”, afirmou.
A força do movimento sindical global
Luc Triangle ressaltou a importância do Brasil e de Lula como líderes em temas globais, especialmente na presidência do G20, destacando a declaração final do grupo, que trouxe compromissos claros com a redução das desigualdades e a proteção dos direitos trabalhistas.
“O seu papel como presidente do Brasil e também o seu papel pessoal não podem ser subestimados”, declarou Triangle. Ele também reafirmou o apoio da CSI aos esforços do Brasil para liderar ações climáticas durante a COP 30.
A reunião contou com a presença de representantes sindicais de países como Estados Unidos, Nigéria, Moldávia, Noruega, África do Sul, Japão e Venezuela. Catherine Feingold, da AFL-CIO, elogiou a parceria do Brasil com o governo Biden em iniciativas pelo trabalho decente e destacou o desejo de que essa cooperação continue mesmo após a troca de governo nos EUA.
Diálogo internacional
O presidente Lula destacou que, durante a presidência do G20, o Brasil priorizou temas como a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, as mudanças climáticas e a reforma da governança global. Ele reafirmou o compromisso de levar as questões trabalhistas a fóruns internacionais como as Nações Unidas, o G20 e os BRICS.
“Precisamos transformar o mundo do trabalho em um espaço de inclusão, igualdade e dignidade. Isso passa por uma governança global que trate a desigualdade e a fome como questões prioritárias”, disse.
“Lula Livre”
Os sindicalistas presentes entregaram ao presidente uma bandeira do movimento “Lula Livre” e uma foto tirada em Copenhague, em 4 de dezembro de 2018, quando o movimento internacional reforçava sua solidariedade ao ex-presidente.
Ainda durante a reunião, foram destaques temas discutidos na 3ª Reunião do Conselho Geral da CSI, que contou com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Durante o evento, Marinho destacou que o Brasil buscará replicar no âmbito da COP 30 a abordagem adotada no G20, promovendo a participação de trabalhadores, empregadores e governos.
“Os trabalhadores são as verdadeiras vítimas das mudanças climáticas, mas também têm o potencial de liderar essa transformação. Precisamos garantir que a COP 30 avance em um modelo de transição justa, com novas oportunidades de emprego e condições dignas para todos”, afirmou Marinho.
O ministro também citou a criação de mais de 3 milhões de empregos formais e a valorização do salário mínimo acima da inflação como medidas concretas do governo Lula em prol do trabalho decente.
Unidade e desafios da classe trabalhadora
O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, ressaltou os avanços conquistados pelo governo Lula, mas também os desafios que ainda persistem.
“É fundamental que sigamos mobilizados para garantir que não haja a retirada de direitos. O Brasil já avançou muito, mas precisamos continuar lutando por condições dignas de trabalho, salários justos e proteção social para todos os trabalhadores”, declarou.
Nobre também reforçou a relevância do evento da CSI, que reúne representantes de 46 países, como espaço para debater as prioridades estratégicas do movimento sindical global. “A unidade internacional é a nossa maior força para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e construir um futuro mais justo para todos”.
A COP 30 como marco para a justiça climática
A 3ª Reunião do Conselho Geral da CSI tem como um dos principais temas a transição justa no contexto das mudanças climáticas. Luc Triangle destacou o papel do Brasil como sede da COP 30 e sua capacidade de liderar esforços globais em favor de um desenvolvimento sustentável.
“O Brasil está mostrando ao mundo que é possível liderar com responsabilidade e colocar os trabalhadores no centro das soluções climáticas”, disse.
Luiz Marinho reforçou que a COP 30 será uma oportunidade de consolidar o compromisso global com a responsabilidade climática e social.
“A transição para uma economia mais verde deve ser acompanhada por empregos dignos, salários justos e proteção social robusta. Precisamos construir um futuro onde a justiça social e climática caminhe juntas”, afirmou o ministro.
Para Lula, o papel dos trabalhadores é indispensável na construção de um mundo mais igualitário. “Os sindicatos sempre foram e sempre serão a vanguarda da luta por um mundo mais justo. É com a força do trabalho que construiremos um futuro de esperança e prosperidade para todos”, concluiu.
Com informações do PT Org
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…