youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Imunizantes foram adquiridos por meio de pregão no final de outubro e vão proteger a população contra formas graves da doença pelos próximos 2 anos; no mesmo mês, ministério já havia recebido outras 1,2 milhão de doses

Segundo o Ministério da Saúde, essas aquisições asseguram o abastecimento do SUS) em todo o Brasil

O Ministério da Saúde realizou, no final de outubro, um pregão para adquirir mais 69 milhões de doses da vacinas contra a Covid 19. Antes da compra, a pasta já havia recebido, no mesmo mês, outras 1,2 milhão de doses de imunizantes contra a doença.

Segundo Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) “estas aquisições, que asseguram o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, representam a garantia de proteção de formas graves da doença pelos próximos dois anos para crianças, adultos e idosos”.

Das doses adquiridas no fim de outubro, 57 milhões são do imunizante desenvolvido com tecnologia recombinante pelo Instituto Serum da Índia, representado no Brasil pela Zalika Farmacêutica. Elas são destinadas a pessoas com 12 anos ou mais e devem ser aplicadas em duas etapas.

Outras 11,92 milhões, fornecidas pela Pfzer, são para crianças menores de 12 anos. A meta estabelecida pelo Ministério é garantir a continuidade da imunização no país, cobrir de forma ampla as diversas faixas etárias para a proteção da população brasileira.

Com essa nova compra, a população terá a garantia de proteção contra as formas graves da doença pelos próximos 2 anos.

Modelo de aquisição evita desperdício

Por determinação da ministra da Saúde, Nisia Trindade, para a aquisição das vacinas está previsto o sistema de pregão eletrônico, em que o Ministério não é obrigado a comprar o total especificado em edital de uma única vez, mas sim na medida em que houver demanda.

Este modelo de compra foi adotado para evitar acúmulo de estoque, como ocorreu em vezes anteriores. Mas o diretor do PNI garante que o Ministério vai assegurar a disponibilização de doses de Covid-19 durante todo o ano, pelo Sistema Único de Saúde. Eder Gatti conclui que “a gente vai manter a oferta permanente de vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde”.

Operação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aberta a disputa, duas empresas ofertaram lances com valores mais baixos para a aquisição das vacinas.

A ministra Nisia ressalta que dificuldades tanto operacionais como de vacinações decorrem ainda daquele “período crítico da pandemia, em que a principal liderança do país negava a efetividade da vacina, quando houve uma enxurrada de desinformação sobre imunização, além de mentiras sobre riscos jamais comprovados cientificamente”.

A partir de 2023, a resposta do governo Lula a essa situação foi instituir o Movimento Nacional pela Vacinação. Reconhecida pela UNICEF, a iniciativa vem alcançando a reversão da tendência de queda da cobertura vacinal, o que tirou o Brasil da lista dos 20 países que menos vacinam, conclui a Ministra da Saúde.

Com informações do PT Org

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Sancionada a lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

    Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF Proposta do deputado Ricardo Vale (PT) prevê programação de atividades educativas para enfrentamento à violência contra as mulheres Em mais um passo para fortalecer a luta contra a violência de gênero, foi sancionada nessa quinta-feira (21) a Lei que institui a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha no Distrito…


  • Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Câmara Legislativa debate integração de políticas afirmativas para enfrentar a violência contra a mulher

    Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene para debater os desdobramentos da Frente Parlamentar de Combate ao Feminicídio, especialmente o enfrentamento da violência doméstica e a integração de políticas afirmativas. Por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), o evento reuniu representantes de vários setores, entre eles, das forças de…


  • Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Reciclotech em Ceilândia

    O Programa Reciclotech, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF, em parceria com a ONG Programando o Futuro e a FAP-DF, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos em Ceilândia.A ação faz parte de um projeto inovador que alia responsabilidade social e ambiental, oferecendo capacitação profissional em áreas de tecnologia…


Os comentários estão desativados.