Alegações falsas ou enganosas do bilionário Elon Musk sobre a eleição nos EUA acumularam 2 bilhões de visualizações na plataforma de mídia social X este ano, de acordo com um relatório do grupo sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate.
A plataforma também está desempenhando um papel central na disseminação de informações falsas sobre os estados críticos do campo de batalha que provavelmente determinarão o resultado da corrida presidencial, segundo especialistas.
Um porta-voz do X disse que o recurso Community Notes da empresa, que permite aos usuários adicionar contexto adicional às postagens, é mais eficaz para ajudar as pessoas a identificar conteúdo enganoso do que as bandeiras de aviso tradicionais nas postagens.
Desde que comprou a empresa anteriormente conhecida como Twitter, Musk reduziu a moderação de conteúdo e demitiu milhares de funcionários. Ele anunciou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump, numa corrida excepcionalmente acirrada contra a candidata democrata Kamala Harris.
O enorme alcance de Musk, com quase 203 milhões de seguidores, ajuda a permitir “efeitos de rede” nos quais o conteúdo no X pode pular para outras mídias sociais e plataformas de mensagens, como Reddit e Telegram, disse Kathleen Carley, professora de ciência da computação da Carnegie Mellon University e especialista em desinformação. “X é um conduíte de uma plataforma para outra”, disse ela.
Pelo menos 87 das postagens de Musk este ano promoveram alegações sobre a eleição dos EUA que os verificadores de fatos classificaram como falsas ou enganosas, acumulando 2 bilhões de visualizações, de acordo com o relatório do Center for Countering Digital Hate.
Na Pensilvânia, um dos sete principais estados-pêndulos, alguns usuários do X apreenderam casos de administradores eleitorais locais sinalizando formulários incompletos de registro de eleitores que não seriam processados, colocando falsamente os eventos como exemplos de interferência eleitoral, disse Philip Hensley-Robin, diretor executivo da Common Cause, durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira.
A Common Cause é uma organização apartidária que promove os direitos de voto.
Algumas contas no X implicavam “que houve fraude eleitoral, quando, na verdade, sabemos muito claramente que os funcionários eleitorais e os administradores eleitorais em todos os nossos condados estavam seguindo as regras”, disse Hensley-Robin.
Cyabra, uma empresa que usa IA para detectar desinformação on-line, disse na segunda-feira que uma conta no X com 117.000 seguidores desempenhou um papel fundamental para ajudar a divulgar um vídeo falso que pretendia mostrar que as cédulas enviadas pelo correio da Pensilvânia em favor de Trump seriam destruídas.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
PL de Jair Bolsonaro terá como líder na Câmara em 2025 um deputado que é aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia O PL de Jair Bolsonaro já definiu quem será o novo líder do partido na Câmara em 2025. O escolhido foi o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado de primeira hora do pastor Silas Malafaia. A troca na…
Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
O espaço está na memória afetiva dos frequentadores, que destacam a importância da volta do complexo cultural, que ficou fechado por mais de dez anos Símbolo da cultura e do turismo do Distrito Federal, o Teatro Nacional Claudio Santoro está na memória de muitos brasilienses. Entre 1966 – quando o complexo cultural foi inaugurado –…
Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
Presidente destaca crescimento acima das projeções e reforça disposição para levar os ganhos para a população. 247 – Em evento de confraternização de fim de ano no Palácio da Alvorada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o desempenho econômico do Brasil e reafirmou seu compromisso em promover uma nação mais justa socialmente. A matéria…