youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


Os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa. Fotomontagem

A Polícia Federal entregará ao Supremo Tribunal Federal (STF) a íntegra dos laudos e perícias da investigação sobre os supostos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), ocorrido em 2018.

A decisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, atendendo a um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os documentos servirão como provas no processo criminal aberto no STF contra Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e ex-deputado, seu irmão Chiquinho Brazão, deputado federal, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Rivaldo Barbosa, e outros suspeitos de envolvimento com milícias.

O processo, iniciado em junho, passou por sua primeira etapa de instrução, que incluiu os depoimentos de testemunhas e réus. Após a condenação de Ronnie Lessa e Élcio Queiróz como executores do crime pelo Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, o foco dos familiares e amigos de Marielle Franco voltou-se para o julgamento no STF, em Brasília.

Nesta semana, encerra-se o prazo de cinco dias para que defesa e acusação solicitem provas adicionais, caso achem necessário. Os laudos requisitados pela PGR integram esse pedido.

A decisão de Moraes destaca que a PGR solicitou “todos os relatórios e laudos periciais referentes aos exames realizados no material apreendido” durante a Operação Murder Inc, que em março de 2023 prendeu os suspeitos e realizou buscas em suas residências.

“Defiro o pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República. Oficie-se à Polícia Federal, para que envie a estes autos todos os relatórios e laudos periciais faltantes, referentes aos exames periciais realizados nos materiais apreendidos nas buscas e apreensões determinadas no Inq 4.954/RJ”, registrou o ministro Alexandre de Moraes em despacho emitido no dia 30 de outubro.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Sérgio Lima/Poder360

Após essa fase, advogados e o Ministério Público Federal (MPF) iniciarão as alegações finais, com expectativa de julgamento ainda neste ano, sob a condução do ministro Alexandre de Moraes.

A PGR acusa os irmãos Brazão de envolvimento com milicianos e grileiros no Rio de Janeiro, visando o controle de áreas públicas e de proteção ambiental, especialmente em Jacarepaguá, para fins comerciais.

As defesas dos irmãos Brazão têm questionado a delação premiada de Ronnie Lessa, apontado como assassino confesso de Marielle Franco, considerada uma peça-chave na acusação contra os supostos mandantes do crime, que também vitimou o motorista Anderson Gomes.

Em depoimento ao STF, o deputado Chiquinho Brazão negou ser o mandante e afirmou não ter contato com Ronnie Lessa, classificando o crime como uma “maldade”.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Levantamento de índices do Aedes aegypti começa em todas as regiões do Distrito Federal

    Dados servem para orientar ações de combate ao mosquito e indicar áreas de maior infestação O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em todo o Distrito Federal. Realizada de forma amostral, a pesquisa tem o objetivo de identificar os níveis de infestação do mosquito transmissor da…


  • GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    GDF espera atender 200 mil estudantes com Cartão Material Escolar em 2025

    Criado em 2019, o benefício é destinado para estudantes de 4 a 17 anos matriculados na rede pública do DF, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, divulgou nesta terça-feira (21/01), por meio de suas redes sociais, que espera, neste ano, atender cerca de 200 mil estudantes com o  Cartão…


  • Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Passagens aéreas não devem subir após fusão de empresas, diz ministro

    Costa Filho prevê economicidade e fortalecimento da aviação regional O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu (PR), que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo…


Os comentários estão desativados.