Presidente destacou a representatividade no Enem 2023, com a maioria dos candidatos se autodeclarando pardos e 63% dos inscritos sendo mulheres
No Inep, o presidente Lula conheceu a sala de controle e monitoramento e cumprimentou os servidores responsáveis por acompanhar e monitorar a aplicação das provas (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo (15), ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil. A visita ocorre no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que contará com um segundo dia de provas em 12 de novembro.
“A gente continua investindo muito em educação e tem em mente que, sem educação, esse país não dará o salto de qualidade que todos nós sonhamos. É por isso que eu digo sempre que investir em educação não é gasto, é investimento”, afirmou.
Lula celebrou o aumento no número de inscritos no Enem este ano, que chegou a 3,9 milhões, e expressou seu desejo de ver cada vez mais jovens e idosos participando. “Dia histórico. É o primeiro Enem depois que nós retornamos à Presidência da República e eu espero que, daqui pra frente, cada vez mais jovens, mais meninos e meninas se inscrevam e também pessoas mais idosas”, declarou o presidente.
Ele ainda destacou a representatividade no Enem 2023, com a maioria dos candidatos se autodeclarando pardos e 63% dos inscritos sendo mulheres. Para Lula, isso demonstra avanço na busca por igualdade e reconhecimento no país.
Sobre os problemas enfrentados devido às chuvas em São Paulo, que afetaram escolas com falta de energia, o ministro da Educação, Camilo Santana, assegurou que as intercorrências foram resolvidas em colaboração com o Ministério das Minas e Energia, a equipe do MEC e o governo de São Paulo.
No que tange à acessibilidade, o Inep aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado e atendeu 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade para esta edição do Enem. Dentre os beneficiados estão gestantes, idosos, lactantes e pessoas com diversas deficiências. Além disso, 1.526 requisições de atendimento pelo nome social foram atendidas, reforçando o compromisso do instituto com a inclusão e diversidade.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.