youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais


É possível descobrir pelo site do TSE e pelo e-Título. No caso do aplicativo, o app deve ser baixado e ter o primeiro acesso até este sábado

São esperados que 693.549 eleitores votem neste domingo (6/10) nos 12 municípios goianos que formam o Entorno do Distrito Federal. A eleição ocorrerá de forma simultânea em todo país, com início previsto para às 8h e encerramento às 17h.

Os eleitores que estiverem no local de votação até às 17h, mas que não tenham votado por filas, poderão exercer o direito, mesmo após o horário. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prazo é válido para o fechamento dos portões nos locais de votação.

Para quem não souber ou tiver dúvidas sobre seu local de votação das Eleições 2024, o serviço está disponível no próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tanto no aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, quanto no site do TSE, é possível descobrir o endereço, a zona e a seção eleitoral onde se deve votar.Play Video

Pelo e-Título

O e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor, substituindo a necessidade do eleitor ter que levar o documento físico no dia do pleito. Além disso, o aplicativo oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. O app ainda guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

De acordo com o próprio TSE, uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporcionou aos eleitores na hora de se identificar no dia da votação. Funcionando como uma versão digital do título de eleitor, ele substitui a necessidade do eleitor ter que levar o documento físico no dia do pleito.

Porém, é preciso se atentar ao prazo do download do aplicativo. Só é possível realizar o primeiro acesso ao e-Título até este sábado (5/10), um dia antes da eleição. O app funcionará normalmente no dia da votação. A Justiça recomenda que o aplicativo seja baixado e/ou atualizado antecipadamente.

Pelo site

Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. O serviço estará neste link.

Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.

Após a declaração dos dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.

Não haverá 2º turno

Todos os municípios do Entorno do Distrito Federal terão apenas o primeiro turno para escolher os gestores nas eleições de 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só vai a uma segunda etapa quando há 200 mil eleitores na cidade.

O município que chega mais perto do número é Luziânia, que conta com 135.082 eleitores. No entanto, ainda não é suficiente para atingir a cota estabelecida. Desta forma, os prefeitos das cidades da área metropolitana do Distrito Federal serão definidos neste domingo.

Veja o número de eleitores para cada cidade do Entorno, pela quantidade de eleitores:

Luziânia – 135.082
Águas Lindas – 121.788
Valparaíso – 96.616
Formosa – 78.580
Planaltina – 67.058
Novo Gama – 58.848
Cidade Ocidental – 48.686
Santo Antônio do Descoberto- 47.170
Cristalina – 38.356
Alexânia – 22.348
Padre Bernardo – 20.944
Cocalzinho de Goiás – 18.073

Veja como justificar

Os eleitores de outras unidades da Federação que estiverem no Distrito Federal na data das eleições municipais podem fazer a justificativa da ausência do voto em 11 pontos da capital do país.

A participação na eleição é obrigatória para pessoas alfabetizadas que tenham de 18 a 70 anos de idade. Em 2024, os eleitores devem eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Apenas o DF e Fernando de Noronha (PE) não têm eleição neste ano. Eventual ausência dos cidadãos com título de eleitor registrado em outros locais do Brasil deve ser justificada presencialmente no dia do primeiro turno, neste domingo, ou no segundo turno, se houver, em 26 de outubro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recomenda que os eleitores façam a justificativa por meio do aplicativo e-Título. Esse é o meio mais simples e prático, mas só é possível utilizá-lo se baixar a ferramenta até a véspera da votação do primeiro e segundo turnos.

Veja os endereços para justificativa eleitoral no DF:

Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4, conjunto 5/6 – Asa Sul);
Escola Salesiana de Brasília (SHIGS 702 BL. A – Asa Sul);
Escola Classe 01 (Quadra 26 Cj G AE 01 – Paranoá);
Escola Classe 206 de Santa Maria (CL 206 lote 1C – Santa Maria);
Centro de Ensino Santa Rita de Cássia (Área Especial Quadra 9 – Sobradinho);
Centro de Ensino Fundamental 404 (QS 404 – AE 01 Samambaia Norte);
Conic (SDS BLOCOS A/J N° 44);
Uniplan (Av. Pau Brasil, 02 – S/N – Águas Claras, Brasília – DF);
CED Stella Maris (St. Central Área Especial para Igreja Católica s/n Parte B – Taguatinga);
Aeroporto Internacional de Brasília (Lago Sul);
Fundação Bradesco (QNN 28 Área Especial L – Ceilândia Sul – DF).

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Os comentários estão desativados.