Presidente dos EUA tenta bloquear a venda da US Steel para a japonesa Nippon Steel
A administração Biden alertou a Nippon Steel, do Japão, que sua proposta de aquisição de US$ 14,9 bilhões da U.S. Steel representa um risco à segurança nacional dos Estados Unidos. Segundo três fontes familiarizadas com o assunto, o governo americano está se preparando para bloquear o acordo, em meio a preocupações de que ele possa prejudicar a indústria siderúrgica nacional. A informação foi divulgada em primeira mão pela agência Reuters.
O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), que analisa transações que podem afetar a segurança nacional, enviou uma carta à Nippon Steel no último sábado (2/9), afirmando que o acordo poderia comprometer a produção siderúrgica americana e enfraquecer a capacidade da U.S. Steel de buscar remédios comerciais contra práticas desleais de comércio exterior. As empresas têm até esta quarta-feira (6/9) para responder.
A venda da U.S. Steel enfrenta forte oposição de ambos os lados do espectro político. A vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata à presidência, declarou que deseja que a U.S. Steel permaneça “sob propriedade e operação americana”. O ex-presidente Donald Trump, que concorre à presidência pelo Partido Republicano, prometeu bloquear o acordo caso seja eleito.
Na carta, o CFIUS destacou que a transação apresenta “riscos à segurança nacional dos Estados Unidos”. As preocupações envolvem a possibilidade de a U.S. Steel perder competitividade e não continuar a desempenhar um papel estratégico na economia americana, afetando, inclusive, o fornecimento de aço para setores críticos.
Resposta das empresas
Em resposta, Nippon Steel e U.S. Steel contestaram as preocupações levantadas pelo CFIUS. Trechos de uma carta enviada pelas empresas, obtidos pela Reuters, indicam que o bloqueio da transação “resultaria na paralisação das instalações de fornos da U.S. Steel, provavelmente custaria milhares de empregos e enfraqueceria a qualidade e resiliência do fornecimento de aço para indústrias americanas”.
As empresas também criticaram a postura do governo americano, afirmando que a decisão estaria sendo tomada “não com base nos fatos, na lei ou nos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, mas por razões políticas”.
Apesar do impasse, a U.S. Steel reforçou que continuará buscando todas as opções legais disponíveis para assegurar a conclusão do acordo. A empresa argumenta que a transação fortalecerá a siderurgia americana e beneficiará o estado da Pensilvânia, onde a U.S. Steel está sediada.
As ações da Nippon Steel registraram alta de 0,8% nesta quinta-feira, enquanto as ações da U.S. Steel caíram 17,5% na quarta-feira, refletindo as incertezas em torno da conclusão do negócio.
A Casa Branca e o Departamento do Tesouro, que supervisiona o CFIUS, se recusaram a comentar sobre o assunto.
Com informações do Brasil 247
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop
O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro no auditório do Edifício Petrobras, reunirá artistas, educadores, pesquisadores e representantes governamentais para discutir a formação, profissionalização e economia criativa, além de fortalecer o papel do Hip-Hop como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nos próximos dias, Brasília…
Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna
Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…
Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta
Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…