youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Anúncios foram feitos nesta quinta-feira pelo presidente Xi Jinping, na reunião do Fórum de Cooperação China-África em Pequim. Entenda

Presidente da China, Xi Jinping
Presidente da China, Xi Jinping (Foto: XinhuaX)

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, nesta quinta-feira (5), um ambicioso plano de três anos para promover o desenvolvimento no continente africano, envolvendo investimentos que totalizarão 360 bilhões de yuans RMB (um pouco mais de US$ 50 bi, na cotação atual).

O anúncio foi feito durante a reunião do FOCAC, o Fórum de Cooperação China-África, realizada no Grande Palácio do Povo, em Pequim, na qual o Brasil247 esteve presente. No evento, também compareceram dezenas de líderes e representantes de países africanos, além do secretário-geral da ONU, António Guterrez. O plano chinês envolve dez ações, a saber:

  • Aprendizado Mútuo entre Civilizações: Criar uma plataforma para intercâmbio de experiências de governança, com a criação de centros de estudos e formação de lideranças políticas.
  • Prosperidade Comercial: Abrir o mercado chinês para produtos africanos com isenção tarifária para 33 países do continente, promovendo o comércio eletrônico e assinando acordos de parceria econômica.
  • Cooperação em Cadeias Industriais: Fomentar clusters de crescimento industrial, promover zonas econômicas e lançar um programa de empoderamento para pequenas e médias empresas (PMEs) africanas.
  • Conectividade Infraestrutural: Realizar 30 projetos de infraestrutura na África e promover a interconexão logística e financeira, ajudando no desenvolvimento transregional.
  • Cooperação para o Desenvolvimento: Implementar projetos de bem-estar, apoiar a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude 2026 e da Copa Africana de Nações 2027.
  • Parceria para a Saúde: Estabelecer uma aliança de hospitais, enviar trabalhadores de saúde chineses, apoiar a produção farmacêutica na África e ajudar na resposta a epidemias.
  • Agricultura e Bem-estar: Oferecer assistência alimentar de emergência, implementar programas de inovação agrícola e criar empregos, capacitando a África para reter valor agregado.
  • Intercâmbios Culturais: Fortalecer a cooperação em educação vocacional, criar uma academia de tecnologia e promover intercâmbios culturais e de mídia.
  • Desenvolvimento Verde: Lançar projetos de energia limpa, colaborar em prevenção de desastres e conservação da biodiversidade, e cooperar em exploração espacial.
  • Segurança Comum: Prover assistência militar, treinar militares africanos, realizar exercícios conjuntos e cooperar em ações de desminagem para garantir segurança em projetos conjuntos.

MODERNIZAÇÃO DO SUL GLOBAL – Em seu discurso, o presidente Xi enfatizou os paralelos históricos entre a África e a China, lembrando que a verdadeira independência política de ambos apenas ocorreu após a 2ª Guerra Mundial. “A modernização é um direito inalienável de todos os países. O processo ocidental de modernização infligiu enormes sofrimentos aos países em desenvolvimento. Após a 2ª Guerra Mundial, o Terceiro Mundo, representado por China e países da África, alcançou sucessivamente a independência e o desenvolvimento, e tem reparado as injustiças históricas do processo de modernização.”

“China e África, em sua busca comum pelo sonho da modernização, certamente desencadearão uma onda de modernização no Sul Global e escreverão um novo e brilhante capítulo em nosso esforço por uma comunidade global com um futuro compartilhado para a humanidade”, acrescentou o líder chinês.

Dos 360 bilhões de yuans RMB a serem investidos até 2027 no continente africano, 210 serão em linhas de crédito, 80 em assistência de diversos tipos, e pelo menos 70 bilhões de yuans RMB em investimentos de empresas chinesas na África.

A iniciativa chinesa foi intensamente aplaudida pelos líderes africanos que compareceram ao evento, e também elogiada pelo secretário-geral da ONU, António Guterrez. “A cooperação Sul-Sul é essencial para fortalecer capacidades e impulsionar o progresso em metas de desenvolvimento compartilhadas — sem, de forma alguma, reduzir as responsabilidades do Norte Global. E a parceria da China com o continente africano é o principal pilar da cooperação Sul-Sul.”

“O notável histórico de desenvolvimento da China — incluindo a erradicação da pobreza — oferece uma rica experiência e expertise. A parceria China-África pode impulsionar a revolução da energia renovável e pode ser um catalisador para transições fundamentais nos sistemas alimentares e na conectividade digital”, complementou Guterrez.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop

    Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop

    O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro no auditório do Edifício Petrobras, reunirá artistas, educadores, pesquisadores e representantes governamentais para discutir a formação, profissionalização e economia criativa, além de fortalecer o papel do Hip-Hop como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nos próximos dias, Brasília…


  • Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna

    Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…


  • Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta

    Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…


Os comentários estão desativados.