Desde o começo do ano, aproximadamente 15% do Pantanal já foi destruído por incêndios. Em Mato Grosso do Sul, no mês passado, o fogo consumiu 80% de uma área de pesquisa do Instituto Arara Azul, localizada no Refúgio Ecológico Caiman.
Esse incêndio ocorreu em um momento delicado, no início da temporada de reprodução das araras, colocando em risco 30 anos de pesquisa e cerca de 116 ninhos monitorados.
“Foi avassalador. O fogo foi muito intenso”, diz a presidente e fundadora do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes. Ela também expressou grande preocupação com o aumento expressivo no número de focos de incêndio na região do Pantanal este ano.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, entre janeiro e 3 de setembro, foram registrados 9.378 focos de incêndio na região, superando a soma dos dois anos anteriores, que totalizaram 8.217. Somente em agosto deste ano, o Pantanal contabilizou 4.411 focos de incêndio, sendo o terceiro maior registro para o mês desde 1998, segundo o Inpe.
Com informações do Diário do Centro do Mundo
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Brasília sedia o I Seminário Internacional Construção Nacional da Cultura Hip-Hop
O evento, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro no auditório do Edifício Petrobras, reunirá artistas, educadores, pesquisadores e representantes governamentais para discutir a formação, profissionalização e economia criativa, além de fortalecer o papel do Hip-Hop como uma ferramenta essencial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Nos próximos dias, Brasília…
Nova Lei institui política de atenção à saúde mental materna
Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (26), a Lei nº 7.583/2024, oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna.De acordo com o texto, considera-se saúde mental materna o “estado de bem-estar psíquico que permite que a mãe,…
Dados mostram boa saúde fiscal do DF e comprovam arrecadação em alta
Em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, representantes da Secretaria de Economia do DF divulgaram os dados de avaliação das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2024. Os números comprovam boa saúde fiscal do Distrito Federal e arrecadação em alta, apontando para um excesso de arrecadação ao…