Entre os dias 1º e 9 de agosto, servidores da área de segurança adquirem conhecimento para atuar na prevenção e no enfrentamento de crimes digitais
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) finaliza nesta semana o curso Enfrentamento da Violência Digital contra a Mulher. Aberto aos profissionais da segurança pública e forças de segurança do DF, o treinamento busca capacitar agentes das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e servidores da secretaria para a realização de abordagens técnicas, atuando como protetores dos direitos da mulher, principalmente em ambientes digitais.
Realizada nas dependências da Escola de Governo entre os dias 1º e 9 de agosto, a capacitação promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) conta com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e capacitará 60 profissionais da SSP e das forças de segurança.
O curso faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, iniciativa motivada pela Lei Maria da Penha, que completa 18 anos. O foco é preparar esses profissionais para a proteção e promoção dos direitos das mulheres no ambiente digital.
“Quando tratamos de violência contra a mulher, devemos levar em consideração todos os tipos de delitos, inclusive a violência por meios digitais, desde o compartilhamento não consensual de imagens íntimas até ameaças e perseguições online, pois essa forma de violência causa impactos psicológicos, sociais e profissionais severos nas vítimas, exigindo um conhecimento especializado para uma atuação eficaz”, explicou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
O curso conta com seis professores e tem carga horária de 28 horas/aula, divididas entre atividades teóricas e práticas. Assim, a capacitação visa proporcionar os conhecimentos e habilidades necessários para que os participantes possam atuar na prevenção e no enfrentamento dessas formas de violência, garantindo maior segurança e proteção para as mulheres.
A temática integra o programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, lançado em novembro do ano passado pela SSP, e faz parte do Eixo 4: Mulher Mais Segura. Conforme o Decreto nº 45.165, de 2023, o curso é parte fundamental da estratégia para combater a violência contra a mulher.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Aliado de Malafaia será o próximo líder do PL na Câmara
- Reabertura da Sala Martins Pena emociona público brasiliense
- Lula celebra avanço econômico e reforça compromisso com melhorias sociais
- Governo retoma “cota de tela” para exibição de filmes brasileiros em 2025
- Avião cai no centro de Gramado, atingindo casas e comércio