O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) disse que, pela primeira vez, Estados do Sul e do Sudeste vão agir em bloco para fazer frente contra o Nordeste e “evitar perdas econômicas” e lançar um candidato de direita para a sucessão presidencial e tomada de poder político.
“Temos o Grupo do Cossud. Na verdade, ele já existia, mas nós formalizamos o Consórcio Sul, Sudeste, que reúne os 7 Estados das duas regiões. A cada 90 dias, nós nos encontramos para trabalharmos de forma conjunta. A última reunião foi em Belo Horizonte. Tem muita coisa que um Estado faz melhor que o outro. Também já decidimos que além do protagonismo econômico que temos, porque representamos 70% da economia brasileira, nós queremos – que é o que nunca tivemos – protagonismo político”, disse, em entrevista ao Estadão.
O que incomoda o grupo, segundo o parlamentar, é que “Estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos”.
Zema contou que o Cossud começou em seu primeiro ano de governo, mas que só agora o grupo se tornou coeso: “Não é mais um grupo informal, tem CNPJ e vamos ter um escritório de representação em Brasília. E, pela primeira vez, um dia antes da reforma tributária ser votada nós convidamos todos os 256 deputados federais (metade da Câmara dos Deputados) do Sul e do Sudeste. Os do Norte e Nordeste estão muito na nossa frente”.
Entre as prioridades da agenda do grupo, estão a reforma tributária e a representatividade no Senado. O governador de Minas diz que eles sempre estarão em desvantagem (27, num total de 81), mas que querem o fim da ideia de que “o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada”. “A reforma tributária, fizemos outro questionamento. Está sendo criando um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade…Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais”, reclamou.
“Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento. É preciso tratar a todos da mesma forma. As decisões têm que escutar ambos os lados e o Cossud vai fazer esse papel porque ninguém pode ignorar o peso de expressivo de 256 deputados na Câmara”, completou ele.
O parlamentar deu nota 5 para a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e disse que os equívocos dele podem dificultar a eleição de um novo governo de direita, mas depende da economia. “Já me mostraram análises em que presidentes, governadores que perderam ou ganharam a eleição por que houve uma seca, um boom econômico. Mas posso te dizer que boa parte dos indicadores positivos que estamos vendo no Brasil hoje foram plantados na gestão de Bolsonaro. E a colheita está acontecendo agora. Mas temos três anos e meio pela frente até a próxima eleição. Se a colheita não avançar, ela não se sustenta”.
“A direita, na minha opinião, já está hoje muito mais organizada. Acho que a figura de Bolsonaro foi de fundamental importância para deixar essa ideia de direita formada. Porque parece que a direita não existia, que eram pessoas isoladas. Ele conseguiu, de certa maneira, criar uma noção de direita”, completou.
Na internet, a repercussão da ideia do governador de Minas Gerais é bastante negativa. Na tarde deste sábado (5), Zema estava nos assuntos mais comentados do Twitter, invariavelmente de maneira negativa.
Confira algumas reações abaixo:
Romeu Zema é um alucinado! Ao propor uma frente Sul-Sudeste CONTRA o Nordeste, o governador de MG adota medida INCONSTITUCIONAL (art 3o, III da CF 88) e visa criar uma espécie de frente neofascista para colher o espólio do bolsonarismo…
Romeu Zema é um alucinado! Ao propor uma frente Sul-Sudeste CONTRA o Nordeste, o governador de MG adota medida INCONSTITUCIONAL (art 3o, III da CF 88) e visa criar uma espécie de frente neofascista para colher o espólio do bolsonarismo… pic.twitter.com/kpBXYPEQwW
— Cesar Calejon (@cesarcalejon1) August 5, 2023
Entrevista do governador de MG é lunática e fraca, mesmo com perguntas ensaiadas pra levantar a bola.O que tem a dizer sobre educação,saúde, combate à fome e Serra do Curral? Assuntos proibidos na boca de um bolsonarista dissimulado e entreguista radical. https://t.co/uaEdfU3ySK
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) August 5, 2023