A ação deve começar em agosto deste ano
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará um “pente-fino” nos benefícios previdenciários temporários, verificando a validade daqueles que estão em vigor há mais tempo. A ação deve começar em agosto deste ano.
De acordo com o ministro, a previsão é que essa revisão ocorra a cada dois anos. No entanto, no caso dos benefícios temporários, o processo não é realizado desde 2019.
“Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”, disse Lupi.
A iniciativa tem como objetivo abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, que estão pressionados pelo limite do arcabouço fiscal, além de tentar zerar o rombo das contas do governo em 2024. Nesta semana, o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, afirmou que, devido à nova regra para as contas públicas, será necessário bloquear R$ 25,9 bilhões em gastos.
Em maio deste ano, o Ministério da Previdência Social apontou que havia 1,36 milhão de benefícios temporários em vigor. Lupi esclareceu que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, uma vez que determinados casos serão resolvidos por meio do cruzamento de dados cadastrais. (Com informações de g1).
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- PF irá indiciar Bolsonaro, Braga Netto e Heleno por tentativa de golpe de estado nesta semana
- Ministro Gilmar Mendes vai receber Título de Cidadão Honorário de Brasília
- Visita de Xi Jinping a Brasília altera trânsito na Esplanada. Confira
- Plano bolsonarista para envenenar Lula reacende suspeitas sobre a morte de Bebianno
- Câmara muda texto e PL que amplia cotas em concursos volta ao Senado